Dos ralis para o asfalto: Mitsubishi Lancer Evo VIII

Para chegar ao público consumidor que gosta de automóveis esportivos, a montadora japonesa apresentou recentemente o novo Lancer Evolution VIII. A oitava versão deste mito automotivo chegou aos EUA para manter viva a aura dos esportivos da Mitsubishi.

A Europa receberá uma versão menos potente (220 cv) do que o modelo vendido na América (280 cv), pois há a necessidade do cumprimento das normas de emissão de gases poluentes vigentes no Velho Continente. O carro é praticamente igual ao que vinha disputando o WRC, mas com todos os confortos de um veículo urbano e sem os equipamentos de competição.

Por fora as linhas básicas do Lancer permanecem as mesmas. Embora, adotando um “design” mais contemporâneo, de linhas vincadas e robustas, a carroceria mais rígida e de aerodinâmica melhorada não chega a impressionar.

O carro ficou menos formal, com enormes entradas de ar no capô e novos faróis. Na traseira, com novas lanternas, está fixado um “spoiler” gigante em fibra de carbono e plástico. As belas rodas esportivas de 17 polegadas recebem os exclusivos pneus 235/45ZR17.

Por dentro o EVO VIII mantém a esportividade constatada do lado de fora. Os bancos Recaro acompanham o padrão do painel de instrumentos, e o volante de três aros da italiana Momo faz lembrar os utilizados pela Audi. O contagiros foi instalado no centro do painel.

Assim, o Lancer EVO VIII vem com motor de 2,0 litros, 16 válvulas e turbocompressor, que hoje possui 280 cv às 6.500 rpm e tem um torque máximo de 37,7 kgfm a 3.500 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 250 km/h. Os freios possuem sistema com ABS e EBD. E a tração permanente nas quatro rodas esbanja avanços eletrônicos e tecnológicos.

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