Dodge ZEO é apresentado no Salão de Detroit

dodge03310108.jpgNo Salão do Automóveis de Detroit deste ano, (13 a 27 de janeiro), nos Estados Unidos, a Dodge apresentou o veículo conceito ZEO – Zero Emissões Operacionais. Com capacidade para quatro ocupantes, o modelo é movido exclusivamente por energia elétrica e seu design tem proporções robustas, completado pelas rodas de 23 polegadas. De acordo com a montadora americana, o ZEO é um carro voltado aos consumidores classificados como ?entusiastas?, que ostentam responsabilidade ambiental e global, mas também gostam de velocidade.

dodge02310108.jpgTracionando as rodas traseiras, o motor elétrico de 268 cv SAE contribui para a aceleração de 0 a 96 km/h (0-60 mph) em menos de 6 segundos – resultado que rivaliza com o famoso conjunto de potência Hemi®, da Chrysler. Diferente de outros veículos desse tipo, o Dodge ZEO é um automóvel de quatro portas, para transportar quatro pessoas, que oferece desempenho e, ao mesmo tempo, responsabilidade ambiental. No interior, espaço para quatro pessoas (2+2) e como todo bom ?concept?, traz cores berrantes: laranja e prata escuro.

Em vez de um painel de instrumentos convencional, o volante, a coluna e os instrumentos são tratados como um único elemento de estilo independente. O volante do conceito Dodge ZEO tem dois raios verticais, que deixam 80% do aro ?aberto? para visibilidade máxima. O cubo central retraído, contendo o airbag do motorista e interruptores auxiliares, é estacionário, com o aro do volante girando em volta dele.

dodge01310108.jpgTeclas posicionadas à direita e à esquerda logo atrás do aro do volante ativam as funções remotas do rádio. O plano inclinado do cubo central, que se projeta para frente acima da coluna de direção, apóia os instrumentos que são exibidos em uma fina tela de visualização acrílica azul, montada diretamente na frente do motorista. O conjunto de múltiplas peças ajusta-se com o aro do volante conforme necessidade do motorista.

?O conceito Dodge ZEO é projetado para quebrar o paradigma sobre a aparência de um carro elétrico?, explica Bill Zheng, principal estilistas do exterior do conceito. ?Um carro elétrico pode ser tão expressivo quanto qualquer veículo movido a gasolina. O conceito Dodge ZEO prova isso?, completa. E explica: o sistema de propulsão que aciona o modelo é exclusivamente elétrico, operando com um conjunto de baterias de 64 kWh de lítio-íon capaz de dar ao modelo autonomia para rodar até 402 km.

Voltar ao topo