Dodge Dakota: picape média com jeito de grande

A Dodge acaba de apresentar a nova geração da picape Dakota, que além de maior ganhou uma série de aperfeiçoamentos, incluindo novo e potente motor V8 4.7. Enquanto o novo modelo está prestes a chegar às lojas norte-americanas, no Brasil resta apenas esperar pela volta da marca ao País com a chegada da “grandona” Ram, no fim do ano.

Além disso, temos como legado as cerca de mil unidades da Dakota feitas em Campo Largo (PR), entre meados de 1998 e junho de 2001. Uma pena, pois a picape média iria dar trabalho aos concorrentes por aqui. Se a nossa conhecida Dakota paranaense tinha um ar imponente, a sua nova geração consegue ir mais longe.

O visual lembra o da “irmã” maior Ram, seja pela “cara de mau”, pelo grupo ótico ou ainda por traços do capô. Como de praxe na maioria dos modelos do país ianque, não há economia de cromados. No caso da grade dianteira, o brilho é tal que dá até para servir como espelho.

Também chamam a atenção os enormes retrovisores, além do porte do carro, que tem 9,4 centímetros a mais de comprimento que a Dakota anterior, chegando nos 5,5 metros. Além do visual renovado, o utilitário recebeu nova estrutura e suspensão reforçada e com novos componentes.

No conjunto mecânico agora há duas opções de motor V8, ambos com 4.7 litros de cilindrada, mas com níveis de força e potência diferentes. O primeiro rende 230 cavalos e 40,1 kgfm de torque a 3.600 rpm e o outro, novo, chega nos 250 cv e 41,5 kgfm.

Segundo a Dodge, os dois propulsores são entre 3% e 4% mais econômicos que os da geração anterior. Além dos V8, pode-se optar pelo V6 3.7 de 210 cv e 32,5 kgfm. O espaço interno é um dos destaques da nova picape. Na versão cabine dupla, há lugar para seis pessoas e, na estendida, dois adultos vão sentados sem apertos, e ainda sobra espaço para levar a bagagem. Além do conforto, a nova Dakota conta ainda com uma série de itens ligados à segurança, como os “air-bags” nas janelas e frontais, que inflam em dois estágios, conforme a força de impacto da colisão.

Voltar ao topo