Dirija com cuidado próximo às escolas

Os congestionamentos de veículos à porta de escolas, as aglomerações de crianças -que muitas vezes atravessam ruas repentinamente à frente dos carros, e pais empenhados em transportar seus filhos para o colégio são imagens comuns em fevereiro – mês de volta às aulas, que traz consigo pelo menos duas preocupações: como dirigir nas proximidades de escolas, de modo a evitar acidentes, e como transportar crianças com segurança.

A Fiat Automóveis está divulgando algumas sugestões a respeito dessas questões, com base em estudos realizados por seus técnicos, que podem ser extremamente úteis. A regra básica é observar rigidamente os limites de velocidade fixados para áreas escolares e redobrar a atenção. Não se deve esquecer, por exemplo, que seu carro, estando a uma velocidade de 40 km/h, em pista de asfalto lisa e seca, precisa de 12m a 16m para parar totalmente, numa freada, dependendo do tempo de reação do motorista à situação de perigo. Controlar a velocidade com paciência, portanto, é precaução que pode evitar acidentes graves.

Dentro de seu carro, os pais-motoristas devem tomar cuidados também muito especiais. As crianças devem ser levadas invariavelmente no banco traseiro – as menores, em cadeirinhas especiais, do tipo que é fixado aos cintos de segurança do banco traseiro e que dispõe de seu próprio cinto. As maiores devem usar o cinto do carro e, caso necessário, a sentar-se sobre uma almofada ou travesseiro. É importante que as crianças tenham uma boa visão do ambiente externo: com isso, elas se distraem e não ficam inquietas com eventuais demoras no trânsito.

Levar uma criança no colo, no banco dianteiro, é um risco alto que os pais não devem correr. No caso de um impacto forte, a criança, sentada no colo do passageiro, receberá o primeiro impacto e seu corpo acabará funcionando como um colchão protetor do adulto, mesmo se este tiver nos braços força suficiente para segurar a criança. Afinal, a física mostra que numa desaceleração brusca de um veículo a 50 km/h, uma criança de 4,5 kg adquire, pela inércia, uma força equivalente a quase 150 kg. Ou seja, crianças no colo não estão seguras, da mesma forma que ficam completamente desprotegidas se sentadas no banco dianteiro e não têm tamanho suficiente para usar o cinto de segurança.

Voltar ao topo