Dirija com cuidado neste feriado da Semana da Pátria

Mais um fim-de-semana prolongado se inicia, devido ao feriado da Semana da Pátria e da padroeira de Curitiba, que começa sábado (6/9), e termina segunda-feira (8/9).

Com o predomínio do calor e de um céu limpo, muitas pessoas estão programando ou programaram suas viagens, para o litoral ou interior.

Qualquer que seja a escolha, atenção com a segurança é o principal aliado dos motoristas ou motociclistas. Ao lado das recomendações em torno da obediência às placas de sinalização, evitar bebidas alcoólicas, etc, próprias da pilotagem defensiva, os cuidados com a manutenção dos veículos constituem outro aspecto garantidor da segurança.

Para os motoristas, o que seria um agradável passeio, por falta de atenção ou desrespeito a sinalização, torna-se verdadeira tortura. Repetem-se os acidentes, os congestionamentos (tanto na cidade como na estrada), e as multas.

Para não se aborrecer durante o feriado prolongado, principalmente no retorno do litoral para a capital, basta ter paciência, obedecer a sinalização de trânsito, dirigindo com muita atenção.

Uma dica importante: no retorno do litoral, (principalmente na subida da serra), dirija com atenção, em velocidade moderada, e deixe entre o seu carro e o que segue a frente distância de segurança. Não dirija “colado” no pára-choque do carro da frente, pois em caso de emergência ele pode frear, e você não conseguirá parar o seu carro a tempo.

Resultado: dependendo do movimento, você estará envolvido num “engavetamento” monumental, com prejuízos incalculáveis. Além disso, o aborrecimento que virá depois para acertar os consertos dos carros envolvidos no “engavetamento” e saber quem tem razão, é cansativo, irritante e desagradável.

Portanto, ao fazer qualquer manobra, sinalize corretamente. Não esqueça o “pisca” ligado e nem mude repentinamente de pista ou de idéia. O motorista que vem atrás precisa de tempo para entender a sua manobra e frear o seu automóvel. Forçar ultrapassagens, isso nunca. Principalmente em local não permitido. Mantenha a calma. Não discuta com outros motoristas.

Caso ocorra acidente na pista, permaneça calmo no volante. E ao passar pelo local do acidente -para matar a curiosidade – olhe rapidamente, mas não diminua a marcha, a não ser para prestar socorro às vítimas.

Lembre-se que o acostamento é permitido apenas para veículos com problemas e não para motoristas apressados. Isso é muito comum em congestionamentos, onde os espertinhos utilizam essa faixa suplementar, e complicam.

E por fim, se possível, evite viagens à noite ou com chuva. E em caso de neblina, fenômeno muito comum nesta época do ano, atenção e cuidados redobrados. Quem corre menos, vive mais.