Dirigir na neblina exige muita atenção

Alguns fatores climáticos influenciam no comportamento e funcionamento do automóvel. No inverno algumas situações são perigosas, como por exemplo dirigir na neblina. E como dirigir nessa situação?

Preste atenção nestas recomendações. Em primeiro lugar, é importante manter uma velocidade constante, pois se você parar ou diminuir bruscamente, o carro que vier atrás pode não lhe ver e colidir na traseira do seu veículo.

Lembre-se sempre, que não é só o seu campo visual que está reduzido. O dos outros condutores também. Então, qualquer manobra que você for fazer avise para os outros motoristas, sinalizando com muita antecedência.

Os faróis de neblina devem ser acesos somente quando necessário. Se isto acontece de dia, quando se está claro, é melhor não ligá-los, pois eles refletem muito no carro da frente, deixando a situação pior (isto também é recomendável no caso de dias chuvosos). Este equipamento serve muito mais para que outros veículos o vejam do que para melhorar sua visibilidade.

No caso da neblina, mais luz não implica em melhor visão. Quando você acende os faróis altos, nesta situação, você fica apenas enxergando uma parede branca, então mantenha as luzes baixas e lembre-se que tudo parecerá mais longe do que realmente está.

Outro fator importante é não ligar o pisca-alerta (como muitos fazem). Se você vir um carro com este equipamento ligado nunca saberá se ele está quebrado/acidentado (parado) ou em movimento (você perde as referências de distância).

Portanto, é importante manter uma velocidade constante. Se você precisar parar o carro preste muita atenção no lugar que irá estacioná-lo. Avise com mais antecedência (do que o habitual), sinalizando cada manobra que fará. Lembre-se: as luzes antineblina não servem para melhorar sua visão e sim para que os outros motoristas te enxerguem. Cuidado: não ponha seus faróis antineblina direcionados para o chão, pois prejudicará a sua visão e a dos outros. Mais luz implica em menos visibilidade. Com a neblina as distâncias parecem maiores, com isso você perde referências. E nunca utilize o pisca-alerta se você estiver em movimento.

Voltar ao topo