Dia Internacional do Ford “A” é lembrado no mundo todo

Acaba de ser comemorado – 26 de julho – o Dia Internacional do Ford “A”, movimentando no mundo e sobretudo nos Estados Unidos milhares de proprietários desse modelo de automóvel fabricado pela Ford Motor Corporation de novembro de 1927 a março de 1932, totalizando 4.800.000 unidades.

A data é comemorada desde 2008, a partir dos 80 anos de fabricação do modelo, por iniciativa de colecionadores norte-americanos.

Festejando o acontecimento e ao mesmo tempo os 11 anos de fundação da entidade, o Clube do Fordinho/PR, que tem na presidência Cesar Lúcio Allenstein, reuniu seus associados no último sábado em Curitiba, ou seja, proprietários de cerca de 100 automóveis Ford modelo “A” fabricados de 1929 a 1931.

Esse clube é o segundo do Brasil na especialidade, tendo levado recentemente (rodando) seus carros ao II Encontro Internacional realizado no Uruguai e já programa para dia 7 de setembro próximo uma viagem à Arapoti/PR, oportunidade em que será comemorado os 50 anos de fundação desta cidade.

Sobre a questão conversamos com o “expert” curitibano Waldir Kunze, que além de associado do Clube do Fordinho/PR é associado desde 1968 do Model “A” Restorers Club também, este com sede nos EUA e fundado por Willian Hall (recentemente falecido) em 1952 e que possui milhares de integrantes.

De acordo com o senhor Kunze, que possui um Ford 1929, número de série de fabricação 1362300 e que considera o mais original do Brasil, existem no mundo ainda cerca de 500.000 Ford modelo “A”, mas, somente a metade desta quantia restaurada. No Brasil, não existe levantamento sobre a quantidade restaurada destes veículos. Na foto de hoje (acervo Waldir Kunze) mostramos dezenas de veículos do Model “A” Restorers Club estacionados, em 26 de julho/2009, nos jardins da casa de ex-Presidente dos EUA, no estado de Virgínia.

Voltar ao topo