Daimler confirma produção do Smart no Brasil

Em encontro realizado com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o presidente da DaimlerChrysler do Brasil, Ben Van Schaik, confirmou o início da produção do novo modelo Smart, na planta de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a partir do final de 2005. Além disso, foi confirmado o fim da produção do modelo Classe C, a partir do final de fevereiro.

A DaimlerChrysler revelou o nome do carro que será fabricado em Juiz de Fora (MG), a partir de 2006: Formore. Será um pequeno utilitário esportivo 4×4 que vai concorrer no segmento do Ford EcoSport no Brasil e marcará a entrada da Smart (subsidiária da DC) no mercado norte-americano. Pelo esboço revelado pela montadora, a novidade é a versão fora-de-estrada do Forfour, recém-lançado no mercado europeu.

O novo modelo será fabricado na mesma unidade de produção de onde saem atualmente o Mercedes-Benz Classe A e, por enquanto, o sedã Classe C para exportação. O volume de produção anual do novo modelo será inicialmente de 60 mil unidades.

A Daimler já produz na Europa os modelos Smart nas versões Coupé e Cabre (conversível). Sem revelar o valor dos novos investimentos que serão feitos para adaptação das linhas de montagem, o executivo revelou ainda que deverão ser produzidas por ano 60 mil unidades do novo modelo, no Brasil.

A produção de um novo modelo em Juiz de Fora foi a solução encontrada pela montadora para superar a ociosidade de 80% da planta. A unidade da Mercedes em Juiz de Fora foi inaugurada em 1999, depois de intensa batalha fiscal entre os governos de Minas e Paraná.

Voltar ao topo