Curso formou profissionais em identificação veicular

ja73a.jpgA Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Paraná (Assovepar) realizou, em Curitiba, nos dias 23 e 24 de maio, o "1.º Curso de Identificação Visual de Veículos e Processos de Vendas". O curso foi ministrado pelo professor Norton Pires, no Senac, da Rua André de Barros, para as aulas teóricas do dia 23. A aula prática ocorreu no dia seguinte, em uma loja do Shopping Marechal.

O curso contou com a participação de 31 alunos, entre eles alguns diretores da Assovepar que são lojistas, além de proprietários, gerentes e vendedores de lojas associadas à entidade. Os alunos aprenderam a identificar, em diversas situações, como é possível reverter e melhorar os negócios de compra e venda de veículos, motos ou caminhões.

Muitas vezes, sem o devido conhecimento e domínio das técnicas para desvendar o passado do veículo, é possível fazer um mau negócio, causando dificuldade financeira, ou até mesmo prejudicar a imagem do comerciante de automóveis, motos ou caminhões. Durante a aula prática, foram apresentados todos os possíveis vestígios e indicadores que alguns proprietários escondem ou camuflam na hora de repassar o veículo. Por vezes, o usuário do carro também não conhece os defeitos ou reparos realizados.

Por isso, o curso mostrou os mínimos detalhes, para que os alunos possam identificar quaisquer irregularidades com os veículos, evitando problemas posteriores para a sua revenda. Na demonstração realizada na aula prática, foi possível perceber que os defeitos dos carros usados são quase imperceptíveis às pessoas que não tem esse treinamento técnico, mesmo dos revendedores de veículos seminovos.

Durante a demonstração, foram dados vários exemplos de defeitos que só um especialista consegue identificar. Com o aprofundamento dos conhecimentos, os alunos do "1.º Curso de Identificação Visual de Veículos e Processos de Vendas" estão aptos para avaliarem o processo de compra como um todo, desde a vistoria até a documentação final.

O curso contou com a visita dos gerentes Carlos e Márcio, do Banco Finasa, parceiros da Assovepar, por uma hora, durante a aula prática, que elogiaram a iniciativa desse importante evento realizado pela entidade. A repercussão foi tão boa, que a Assovepar já tem candidatos para a formação da segunda turma, que será treinada durante o mês de junho, em data a ser definida, o que certamente fortalecerá ainda mais a profissionalização do universo dos lojistas filiados.

Voltar ao topo