Cuidados com a pressão dos pneus

O Ano Novo está chegando e o período de férias é ideal para viajar com a família, correto?

Mas antes de encher o carro de bagagens, para sua segurança e conforto, não esqueça de fazer aquela revisão esperta.

Nessa hora, mesmo o motorista mais aplicado pode esquecer de um dos itens fundamentais nesse quesito: o conjunto de pneus. Detalhes como a pressão correta e o rodízio dos compostos são fundamentais o ano inteiro, mas com a família a bordo, é melhor redobrar a atenção.

No manual do veículo você encontra a pressão correta dos pneus para que seu carro enfrente as situações do dia-a-dia de modo adequado. Para aqueles que não abrem mão de poupar cada centavo, saiba que o consumo também é influenciado pelo estado do pneu.

Sobre isso, Fábio Lopes, gerente de produtos da Pirelli, esclarece: “Quando o pneu está ajustado com a pressão correta, a superfície de contato com o solo é menor, o que exige menos esforço do conjunto motriz”.

Mais que economia de combustível, a pressão correta deve ser mantida para garantir a segurança dos usuários. “Com pressão menor que a ideal, o pneu pode superaquecer e, até mesmo, estourar”, garante Flavio Santana, da Michelin.

A aferição da pressão e seu ajuste (se preciso) devem ser realizados semanalmente, com os pneus frios (isto é, depois de rodar de 1 a 3 km, a velocidades médias). Lopes esclarece: “Quando o veículo está em movimento, às moléculas de ar se expandem. Isso provoca um aumento da pressão ‘normal’ em cerca de 5 lb/pol”. E como o assunto é viagem, não esqueça de calibrar o estepe. Não tem nada pior que descobrir um estepe murcho quando o pior aconteceu, concorda?

A melhor maneira de realizar o rodízio é bastante discutida por fabricantes, montadoras e especialistas. Por isso mesmo, a montadoras convencionaram recomendar a inversão entre os pneus dianteiros e traseiros, mantendo o lado.

A profundidade mínima do sulco dos pneus estabelecida por lei é de 1,6 mm. Com menos que isso, o veículo pode não se comportar da maneira “padrão” em frenagens e curva mais bruscas, principalmente com piso molhado.