Cuidado com a recarga da bateria da motocicleta

A falta de manutenção preventiva da sua motocicleta pode resultar em inúmeros defeitos, principalmente, na parte elétrica.

Os problemas são ainda mais comuns e podem ser agravados, com a instalação de acessórios com elevado consumo de energia, como os kits xenon.

“O resultado é sentido principalmente nas baterias, que acabam perdendo com frequência sua carga”, explica Marcos Pauletti, engenheiro da Magnetron. Resta então, ao motociclista, carregar sua bateria para continuar a pilotagem.

Entretanto, fazer essa recarga sem equipamentos corretos pode prejudicar ainda mais o equipamento. “É importante verificar, primeiramente, qual a condição da bateria e qual o seu nível de carga”, aponta Pauletti. O engenheiro explica por que se deve optar por um carregador de baterias inteligente.

“Há algumas características diferenciadas em relação aos carregadores comuns. São elas: controle eletrônico da carga inicial, monitoramento de tensão e corrente da carga, desligamento eletrônico e indicação de carga concluída”, enumera. Além disso, o equipamento testa a bateria identificando possíveis defeitos e problemas.

“Ao perceber a situação da bateria, o carregador ajusta a corrente de carga, sendo três modalidades: 2, 6 ou 12 A “, aponta. No caso da Magnetron, o carregador de baterias inteligente, é três vezes mais rápido que os convencionais e é multiuso, pois conta com saída 12v, podendo ser utilizado por outros equipamentos.