Corsa SS vem “tunado” de fábrica

ja811060706.jpgO Corsa SS, ou melhor, Super Sport, vem "tunado" de fábrica recheado de itens que o deixaram bem esportivo. Do jeitinho que o segmento jovem deseja e gosta.

E foi pensando nesse público, que a GM do Brasil criou no final de 2005 a linha SS ou Super Sport para o Corsa, Astra e Meriva. Os três são oferecidos numa única versão de acabamento e nas cores vermelho Lyra e preto. O Corsa, entretanto, apesar de ser o menos vendido, tem um desenho que agrada muito. A dianteira possui a grade do radiador com "design" exclusivo, pintado em cor especial e com o logotipo SS.

ja812060706.jpgChama a atenção, ainda, pelo "spoiler" dianteiro na cor do carro e as duas faixas de acabamento na cor prata, mesma cor utilizada nas coberturas dos espelhos retrovisores e nas maçanetas das portas. Seus faróis também contam com pintura especial na máscara de iluminação e os pára-choques pintados na cor do carro acoplam os faróis de neblina.

Visto de lateral, o Corsa SS chama a atenção pelas rodas aro 14 com desenho exclusivo, pelas saias laterais pintadas na cor do carro, pelo logotipo SS nas laterais das portas dianteiras e pelas molduras do teto. Na traseira, lanternas com acabamento fumê, "spoiler" e aerofólio montado no topo da tampa do porta-malas, ambos na cor do carro (e não poderiam faltar num esportivo), ponteira do escapamento cromada e uma faixa na parte inferior da tampa do porta-malas com a inscrição "Super Sport".

ja814060706.jpgE não é apenas a parte externa que agrada ao consumidor. O interior, também com acabamento esportivo, encanta os adeptos desse segmento. Os estilistas escolheram para a parte interna cores nada discretas como o vermelho dos bancos com bordas cinza e dos painéis das portas. E não poderia ser diferente se queriam dar um ar bem esportivo para o interior.

Seu painel de instrumentos também é diferente do modelo normal. Possui desenho exclusivo com detalhes em vermelho e ponteiros brancos. Entre os equipamentos de série há ar-condicionado, direção hidráulica, além de vidros, retrovisores e travas elétricas.

ja813060706.jpgMas se o consumidor achar que faltam alguns acessórios no Corsa Super Sport, a GMB oferece ainda, uma ampla lista para a personalização como adesivo da tampa de combustível, jogos de tapetes de borracha, porta-óculos, CD player, etc. Para a versão SS o consumidor pode optar apenas por duas cores: vermelho Lyra e preto. (BN)

Olho clínico

ja821060706.jpgO Corsa SS está equipado com o mesmo motor 1.8 Flexpower das versões Premium, Maxx e Joy. Pode ser abastecido com gasolina, álcool ou a mistura dos dois combustíveis, em qualquer proporção. Baseado na Família I da Chevrolet, desenvolve potência máxima de 114 cv com o uso exclusivo do álcool e 112 cv com gasolina, ambos a 5.600 rpm. O torque é de 17,7 mkgf tanto com álcool como com gasolina, a 2.800 rpm. A taxa de compressão é de 10,5:1. Não é preciso dizer que o desempenho do Corsa com esse motor é excelente.

ja822060706.jpgDe acordo com a engenharia da GM, o motor utiliza coletor de admissão modular de plástico e o sistema de injeção eletrônica é seqüencial e com acelerador eletrônico, que proporciona melhor dirigibilidade, economia de combustível e redução nas emissões de poluentes. O sistema de controle de partida a frio funciona por pulso variável.

Ao contrário do sistema tradicional que realiza a injeção de combustível em quantidade fixa, este novo sistema faz a injeção em quantidades variadas, permitindo uma melhor dosagem de combustível necessário para partidas em baixas temperaturas.

O Corsa SS "hatch" não tem apenas o estilo esportivo. Seu motor 1.8 Flex que gera 112 cv de potência máxima quando abastecido com gasolina e 114 cv com álcool oferece um ótimo desempenho. Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, o modelo mostrou-se "esperto" no trajeto percorrido entre a capital e o litoral.

ja823060706.jpgRespondeu prontamente nas aceleradas, principalmente em ultrapassagens. E quando o freio foi exigido, não decepcionou. Subiu a serra entre Curitiba e Morretes, sem maiores problemas e mostrou pontos positivos de sua estabilidade, mantendo-se estável na entrada e saída de curvas. As trocas das marchas são precisas e a posição de dirigir confortável. Como a maioria dos carros deste porte, falta espaço no banco traseiro e, dependendo da quantidade de pessoas, espaço no porta-malas para a bagagem, apesar do banco bipartido.

O maior concorrente do Corsa SS é o Fiat Palio 1.8R. Assim como o Chevrolet, é vendido na cor vermelho Modena (como o Stilo Schumacher). Mas há, ainda, o amarelo Indianápolis, o prata e o preto. Embora não seja carro para família, é sem dúvida um modelo para jovem viajar com amigos. O Corsa SS (Super Sport), tem preço sugerido de R$ 44.228,00 . (BN)

FICHA TÉCNICA

Transmissão: Manual de 5 velocidades

Tração: Dianteira

Suspensão Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora 18 mm

Suspensão Traseira: Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril com diâmetro variável, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora 18 mm

Rodas: de liga leve, 14×5,5

Pneus: 185/60 R14

Freios dianteiros: discos ventilados

Freios traseiros: Tambor

Dimensões/Pesos/Capacidades:

Comprimento: 3,82 metros

Largura sem retrovisores: 1,95 metros

Altura: 1,43 metros

Distância entreeixos: 2.49 metros

Volume do porta-malas: 260 Litros

Capacidade do tanque de combustível: 44 litros

Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,4s (gasolina) 10,1 (álcool)

Velocidade máxima: 189 Km/h (gasolina) 190 km/h (álcool)

Preço: R$ 44.228,00 (referente a junho de 2006)

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