Corsa 1.4 Econo.Flex

corsa03260707.jpgDe olho na lucrativa fatia do mercado nacional que não pára de crescer, a de motores acima de 1.0 litro, a GM do Brasil investiu no segmento. Motivada ainda pelas vendas do Prisma, a montadora resolveu expandir o motor 1.4 Econo.Flex para a linha Corsa (hatch, sedã e a picape Montana). A apresentação à imprensa especializada dos três modelos, que chegaram às concessionárias como modelos 2008, ocorreu em Atibaia, no interior de São Paulo. Além dos ajustes mecânicos que possibilitaram aumentar a potência do motor utilizado no Prisma, a linha 2008 da gama Corsa traz algumas modificações estéticas e um catálogo de configurações reduzido.

corsa04260707.jpgMas o Corsa 2008 não chega com novidades apenas na motorização. Outros detalhes também foram valorizados, como o novo pára-choque dianteiro, mais arrojado e esportivo com a grade do radiador estreita na ponta do capô e mais larga na parte inferior do pára-choque, entre os faróis de neblina (opcionais). Os faróis também chegam com alterações, arredondados na parte superior, seguindo a linha do capô, e reto nas extremidades que saem pelas laterais e na parte inferior. Mudanças, também, na grade do radiador, agora com barra cromada.

corsa02260707.jpgNa parte traseira, as lanternas receberam novo desenho, seguindo a linha do Corsa vendido atualmente. Elas seguem na vertical, da parte superior do vidro traseiro até a inferior. O vidro é amplo, com molduras pretas, oferecendo boa visibilidade para o motorista. A identificação 1.4 Econo.Flex está localizada do lado direito da tampa do porta-malas, que tem capacidade para 260 litros de bagagem. Seus concorrentes diretos, Fiat Palio e Peugeot 206, contam com 290 e 245 litros, respectivamente.

corsa05260707.jpgO novo motor deixou o Corsa ?muito esperto?. Durante a avaliação do JA, mostrou-se ágil e nas retomadas, surpreendeu. O torque, principalmente nas baixas rotações, mostrou muita força. O hatch responde rápido, mesmo em quinta marcha. Falando em transmissão, as trocas das marchas são macias e precisas. E seu conjunto motor e câmbio agradará aos consumidores. Rodando na cidade, o Corsa também não decepcionou. Mostrou-se prazeroso de dirigir e ágil no trânsito. De acordo com informações da montadora, o hatch apresenta média de consumo (estrada/cidade) de 14,8 km/l (gasolina) e de 10,2 km/l (álcool). Segundo a GM do Brasil, a velocidade máxima do Corsa Hatch é de 180 km/h (álcool) e 176 km/h (gasolina). O ganho de 10 cavalos no motor 1.4 Econo.Flex, quando abastecido com gasolina, e de 7 cv, com álcool, em relação ao Prisma, agrada pelo desempenho alcançado. (BN)

Ficha técnica

corsa01260707.jpgMOTOR

1.4 litro, dianteiro, transversal, Família 1, Econo.Flex (álcool e gasolina)

Cilindros: 4 cilindros em linha

Potência: 105 cv a 6000 rpm com álcool / 99 cv a 6000 rpm com gasolina

Torque: 13,4 mkgf a 2800 rpm (álcool) 113,2 mkgf a 2800 rpm (gasolina)

Transmissão: manual de 5 velocidades

Válvulas: 8 válvulas, SOHC

Suspensão

Dianteira: independente, tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Traseira: semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril com diâmetro variável, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção

Manual, tipo pinhão e cremalheira

Freios

Discos ventilados dianteiros

(240 x 20 mm), tambor traseiro

(200 x 28 mm)

CAPACIDADES

Tanque: 44 litros

Porta-malas: 260 litros

Desempenho

Velocidade: 180 km/h a álcool / 176 km/h a gasolina

Aceleração (0 a 100): 12s2 a álcool / 12s,3 a gasolina

Valor

A partir de R$ 30.991,00

Voltar ao topo