Copa Turismo GNV tem etapa em Curitiba

A terceira etapa da Copa Turismo GNV, primeira categoria do Mundo, movida à gás natural veicular (GNV), para carros de passeio de até 1.600 cc, será realizada nesta sexta e sábado (13 e 14/8), no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). O contará com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA).

Os organizadores da Copa Turismo GNV, esperam “grid” superior a 20 carros para esta etapa, já que a categoria vem evoluindo a cada prova. Na prova deste sábado, o “Troféu Bigorna”, como está sendo chamado o lastro pelos pilotos da categoria, continua valendo. Por força do regulamento, os três primeiros de cada etapa, serão obrigados a correr com 20, 15 e 10 quilos a mais respectivamente, peso este que dará o equilíbrio à categoria.

Mesmo sem contar com patrocínio financeiro, a Copa Turismo GNV firmou parcerias de equipamentos e componentes com empresas da área: a Inflex fornece os cilindros, fabricados na Argentina; Compagas, distribui o GNV; Progas cede os mescladores para GNV; Pirâmide, de Joinville, com os suportes dos cilindros; e a Top Fit Academia, auxilia na divulgação da categoria nas rádios de Curitiba. Todas as convertedoras de gás estão ajudando os pilotos do Paraná e Santa Catarina, além dos postos GNV e o Senai, que já tem em projeto a possibilidade de participar com uma equipe escola.

Quem organiza a Copa Turismo GNV é o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA), que tem como presidente Sérgio Moraz e vice-presidente Rogério Silveira. A categoria é fiscalizada e homologada pela Federação Paranaense de Automobilismo (FPA), e CBA. Para 2005, estão previstas oito etapas no calendário e a Inflex, fabricante dos cilindros na Argentina, vai patrocinar os dez primeiros colocados da temporada 2004, numa escala decrescente, mas os valores ainda não foram definidos.

CLASSIFICAÇÃO

Com duas etapas realizadas, a classificação da Copa Turismo GNV é a seguinte: 1.º) Rodrigo Bonora/Cristian Mohr/Max Mohr, 54; 2.º) Sanito Cruz/Cláudio Branco/José Cordova, 37; 3.º) Geraldo Sermann, 30; 4.º) Mauro Brisola Vieira/Willian C. Alce Siqueira, 29; 5.º) Danilo Vianna/Marcelo P. Karan, 25; e em 6.º) Giovanni Cilia, 23 pontos.

Voltar ao topo