Continental GT: 300 km/h com motor biturbo

O carro-conceito Continental GT, da tradicional marca inglesa Bentley Motors, foi uma das atrações do Detroit Auto Show 2003, que se realizou na capital mundial do automóvel até o dia 20 último.

Harmonizando “design” e desempenho esportivos com padrão de conforto dos mais refinados sedãs, o modelo possui transmissão automática ZF.myTronic6. (primeira do mundo com seis velocidades) e motor VW W12, de 6.0L, com potência de 500 cv, alimentado por sistema biturbo. Esse conjunto faz dele o cupê de quatro lugares mais rápido do mundo, com velocidade máxima de 300 km/h e aceleração de 0-100 em apenas 5 segundos.

Patrocinadora do Detroit Auto Show pelo segundo ano consecutivo, a ZF foi responsável por uma série de novidades. Em relação ao ano passado, quando foi apresentada no BMW Série 7, a ZF.myTronic6. agora equipa uma série de novos modelos.

O mesmo câmbio ZF.myTronic6. equipa o sedã Jaguar XJ, outra novidade absoluta do Detroit Auto Show, com estrutura e carroceria de alumínio, assim como todos os cupês e conversíveis que formam a família Jaguar. Essa transmissão de seis velocidades é compacta e cerca de 11 quilos mais leve que qualquer outro câmbio automático de cinco marchas.

Todos esses automóveis possuem, também, o sistema de direção hidráulica ZF-Servotronic2 e diferencial com controle eletrônico de tração, responsável pelo elevado padrão de dirigibilidade dos automóveis em qualquer condição de estrada. Os mesmos equipamentos foram adotados no Audi 8, que ainda recebeu braços de direção de alumínio e sistema CDC (controle contínuo de flexão) da suspensão.

Já a BMW Z4 Roadster, principal lançamento da marca alemã, é equipada com a transmissão mecânica ZF S6-37, de seis marchas, e eixos dianteiros e traseiros produzidos pela ZF Lemförder Corporation, em módulos, para pronta instalação, na linha de montagem ou na rede de assistência técnica da marca.

A nova transmissão mecânica ZF S6-37 equipa o SUV Volkswagen Touareg e o Porsche Cayenne, assim como os módulos de suspensão a ar ou de aço, desenvolvidos pela ZF Sachs, e o controle eletrônico de movimentos da suspensão, apontados como os elementos responsáveis pelas características de dirigibilidade do novo modelo, em qualquer condição de rodovia, pavimentada ou “off-road”.

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