O Doblò pode transportar até sete passageiros.

As multivans, que até pouco tempo eram vistas como utilitários de carga, para alegria das montadoras, caíram nas graças dos consumidores. Avaliamos três modelos – Renault Kangoo (nome escolhido por computador), Citroën Berlingo (nome inspirado em bala francesa dura e açucarada) e Fiat Doblò (nome que vem de “doblone” antiga moeda italiana usada no século XVI), para que o consumidor analise qual o melhor para as suas necessidades.

Demorou, mas as multivans passaram a ser apreciadas pelos consumidores brasileiros, que deixaram de vê-las como um furgão para transportar cargas. É que passaram a ver sua versatilidade, já que podem ser usadas como ferramenta de trabalho durante a semana, e como veículo de lazer nos fim de semana.

Há três anos atrás, a Citroën foi corajosa quando lançou o “estranho no ninho” Berlingo (berlangô, como se pronuncia na França). Com o “design” em forma de uma “bota”, era elogiado por uns e odiado por outros. Percebendo que esse segmento estava crescendo, e que o consumidor começava a olhar esse “furgão familiar” de forma diferente, a Renault não hesitou em lançar o Kangoo. Chegou, então, a vez da Fiat de colocar no mercado o Doblò, atualmente o mais vendido no segmento.

Estilo

Quanto ao “design”, os três modelos avaliados pelo Jornal do Automóvel são parecidos, e a forma de “bota” é marcante. Mas cada montadora deu um toque especial ao seu modelo. O “design” do Berlingo, pioneiro no mercado e que recebia olhares curiosos quando passava pelas ruas, tem a dianteira com desenho mais parecido com automóvel. Os estilistas também não exageraram na traseira e nela instalaram pequenas lanternas e um estreito borrachão preto.

A Renault optou por linhas mais ovaladas no estilo do Kangoo. Na dianteira, um conjunto ótico diferente, e na traseira, chama a atenção o enorme borrachão preto e as lanternas na vertical. A Fiat estrapolou no “design” do Doblò , com a imensa grade dianteira. Já a traseira ganhou mais harmonia.

Espaço

Mas o sucesso das minivans está no amplo espaço interno para os ocupantes e para a bagagem. O interior do Doblò , por exemplo, é o único que acomoda até sete pessoas (em situações especiais). Seu interior é sofisticado e moderno. Como novidade traz a alavanca de câmbio no painel. No porta-malas, espaço para 750 litros de bagagem, podendo acomodar até 3.000 litros.

No interior do Berlingo o consumidor encontra acabamento mais jovem do que no Kangoo e no Doblò. O revestimento dos bancos e portas é vermelho e verde, os tapetes são totalmente vermelhos e o painel, verde. Para a bagagem, espaço para 664 litros. Já o interior do Kangoo ganhou desenho moderno e agradável, com o revestimento dos bancos mais sóbrio do que o dos concorrentes. No porta-malas, maior do que o Berlingo e menor do que o Doblò, há espaço para 600 litros de bagagem.

Motorização

Os engenheiros da Citroën optaram pelo motor 1.8 para o movimentar Berlingo. O propulsor em conjunto com o câmbio de relações mais curtas mostrou um ótimo desempenho no trânsito urbano. Alcança a velocidade máxima de 150 km/h. Consumo urbano: 6,5 km/litro e rodoviário, 10 km/litro. A Fiat escolheu duas motorizações para o Doblò : 1.3 litro 16V Fire e 1.6 litro 16V. Mostrou-se ágil na cidade, fácil de dirigir, com boas retomadas e frenagem eficiente. Equipado com motor 1.6 16V faz 7 km/litro na cidade e 11 km/litro na estrada. Diferente das concorrentes, a Renault equipou o Kangoo com motor 1.0. Aliás, o único modelo com motor 1.0 do segmento multivans, com 59 cv de potência máxima. Mas há, ainda, a versão com motor 1.6, que faz em média 7 km/litro na cidade e 10 km/litro na estrada. Segundo a montadora francesa, chega a 148 km de velocidade máxima.

Preços

Os três modelos são ideais para famílias que precisam de muito espaço, principalmente para acomodar bagagem. Se o consumidor levar em conta o preço, o Dobló ELX equipado com motor 1.6 16V é o mais caro, R$ 33.050,00. Mesmo assim é o modelo mais vendido do segmento, com cerca de 75% de participação na categoria. O Kangoo “top” com motor 1.6 custa cerca de R$ 30.100,00. Já o Berlingo Multispace, oferecido apenas com motor 1.8 e garantia de dois anos, tem preço sugerido de R$ 30.500,00. Agora, compare os dados e decida qual a “multivan” que melhor atende os seus desejos e necessidades.

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