Conheça o Corsa 1.4 Econo.Flex

corsa01181007.jpgDe olho na lucrativa fatia do mercado nacional que não pára de crescer, a de motores acima de 1.0 litro, a GM do Brasil investiu no segmento, expandindo o motor 1.4 Econo.Flex para a linha Corsa (hatch, sedã e a picape Montana). Além do reposicionamento de preço e dos ajustes mecânicos que possibilitaram aumentar a potência do motor utilizado no Prisma, a linha 2008 da gama Corsa traz algumas modificações estéticas e um catálogo de configurações reduzido.

Quem olhar rapidamente para a linha Corsa 2008, talvez nem perceba as modificações. Porém, os mais atentos notarão que o pára-choque dianteiro, a grade do radiador (que agora traz uma barra cromada), as lanternas traseiras e os faróis receberam alguns retoques. Por dentro, as mudanças ficam por conta do novo grafismo do painel de instrumentos e dos tecidos dos bancos diferenciados em todas as versões de acabamento. Salvo essas mudanças, os veículos são idênticos aos da linha 2007.

corsa03181007.jpgMas o motor é a principal novidade da linha Corsa 2008. O propulsor Econo.Flex (lançado em outubro de 2006) recebeu alguns ajustes no conjunto mecânico utilizado no Prisma, para equipar a linha Corsa 2008. Com motor 1.4 Econo.Flex, o Corsa Hatch ?Maxx? sai de fábrica com um pacote de equipamentos modesto: pára-choques pintados na cor do veículo, antena de teto, limpador e desembaçador traseiros, protetor de cárter, entre outros.

De acordo com dados da GM do Brasil, nos três modelos do Corsa, o desempenho do motor é o mesmo: somente com gasolina no tanque, o 1.4 Econo.Flex rende 99 cv e, com álcool, alcança 105 cv (ambos a 6.000 rpm) e torque de 13,2 kgfm e 13,4 kgfm a 2.800 rpm, respectivamente. Ainda de acordo com informações da montadora, o ?hatch? apresenta média de consumo (estrada/cidade) de 14,8 km/l (gasolina) e de 10,2 km/l.

corsa02181007.jpgNa avaliação do Jornal do Automóvel realizada por trechos urbanos e rodoviários de aproximadamente 200 quilômetros, entre as cidades de Curitiba, Matinhos e Paranaguá, o motor 1.4 Econo.Flex do Corsa Hatch mostrou-se bem ajustado para o modelo. Pôde-se notar também que, em razão do melhor isolamento acústico, o ruído interno é ligeiramente menor no Corsa 2008 do que no Prisma. O desempenho também agradou. O ?hatch? mostrou-se esperto (rápido) e estável em curvas, principalmente na subida da serra pela BR-277. Segundo a GM, a velocidade máxima do Corsa Hatch é de 180 km/h (álcool) e 176 km/h (gasolina).

Compacto, moderno, econômico e fácil de dirigir, o Corsa Hatch 1.4 concorre diretamente com Peugeot 206, Fiat Palio e Ford Fiesta. Mas ainda disputa consumidores do Citroën C3 e Volkswagen Fox. (BN)

Ficha técnica

MOTOR

Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, SOHC, duas válvulas por cilindro, MPFI, bicombustível

Cilindrada: 1.389 cm3³

Potência: 99 cv (G) e 105 cv (A), ambos a 6.000 rpm

Torque: 13,4 kgfm (G) e 13,2kgfm (A), ambos a 2.800 rpm

Transmissão

Câmbio: manual de cinco marchas

Suspensões

Independentes, McPherson, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos, na dianteira, e semi-independente, com braços oscilantes, molas tipo barril e amortecedores telescópicos, na traseira

Dimensões

Comprimento: 3,83 m

Largura: 1,95 m

Altura: 1,43 m

Entre eixos: 2,49 m

Freios

Dianteiros, a disco ventilado, e traseiros, a tambor

CAPACIDADES

Tanque: 44 litros

Porta-malas: 260 litros

PREÇO

Inicial de R$ 30.990,00

Voltar ao topo