Conheça o carro popular indiano

nano01170108.jpgNo Salão do Automóvel de Nova Délhi, na última quinta-feira (10/1), a montadora indiana Tata Motors lançou o carro mais barato do mundo: o Nano. O pequeno modelo, com quatro portas e cinco lugares, será comercializado na Índia no final deste ano por US$ 2.500 (cerca de R$ 4.500,00), E para custar tão barato, claro que foram esquecidos itens mais sofisticados como ar-condicionado, CD player, vidros elétricos e direção hidráulica.

nano02170108.jpgPor fora, o carro mostra pára-choques integrados à carroceria e faróis pontiagudos, em forma de losango. Lateralmente, o que mais chama a atenção são as pequenas rodas e a entrada de ar na junção da porta traseira com o pára-lamas. Na traseira, as lanternas estão posicionadas na vertical sobre as colunas ?C?. A tampa do porta-malas é lisa e o desenho do pára-choque lembra o do antigo Ford Ka.

nano04170108.jpgO Tata Nano mede 3,1 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,6 metro de altura. Possui quatro portas e seu espaço interno tem capacidade para abrigar cinco ocupantes. Suas rodas são posicionadas bem nos cantos da carroçaria e o motor dois cilindros de 623 cc com 33 cavalos de potência foi instalado na parte traseira do carro. Estas soluções garantem razoável espaço interno para os ocupantes. Com esse motor, segundo a Tata, o Nano chega a velocidade máxima de 70 km/h.nano03170108.jpg

Seu interior é bem simples. A instrumentação se resume a apenas um mostrador arredondado no centro do painel. O acabamento é espartano. Conta com revestimentos de plástico no console e nas portas, e tecido de cor creme e cinza, nos bancos.

nano06170108.jpgConsiderado o carro mais barato do mundo, o novo veículo da maior fabricante de automóveis da Índia tem características de um monovolume. Com a chegada do novo modelo, o mercado automotivo da Índia deve crescer nos próximos anos. E estimativas feitas, informam que as vendas de carros indianos devem quadruplicar.

nano05170108.jpgDurante a apresentação do novo veículo, o diretor da Ratan Tata Motors afirmou que o carro é seguro, econômico e possível de ser usado em qualquer clima. ?É um carro do povo, feito para atender todas as normas de segurança e de emissões, acessível a todos?. O ?carrinho?, segundo a montadora, percorre uma média de 20 quilômetros com um litro de combustível. Mas por enquanto não há planos de vendê-lo em outros mercados.

Voltar ao topo