Conforto e garra têm sinônimo: EcoSport 4WD

O uso de veículos com tração 4×4 não é uma mania apenas nacional, mas nos EUA e em toda a Europa esse tipo de tracionamento tornou-se quase que uma obsessão. Feito para ser uma versão aventura do EcoSport, a versão 4WD não tem qualquer pretensão de ser um jipe na acepção pura da palavra, mas a de ser uma versão destinada a levar você a rodar em estrada de terra e até em pistas escorregadias sem aquele medo de ficar “agarrado”, o que é um pesadelo para qualquer mortal.

As linhas e detalhes estéticos que identificam um legítimo utilitário-esportivo são percebidos com clareza no EcoSport. A frente com capô de vincos bem definidos, pára-choque envolvente e largas entradas de ar. Grandes retrovisores, amplo pára-brisa, pára-lamas salientes e estepe na tampa do porta-malas. Além da exclusiva cor amarelo Vibrante, a nova versão do modelo da Ford se diferencia das demais apenas por detalhes, como estribos laterais, lanternas traseiras fumês, logotipo “4WD” e pneus 205/65R 15 feitos especialmente para essa versão.

Na parte interna, os anéis das saídas de ventilação são grafite e não prateadas (assim como as maçanetas das portas), o volante vem com revestimento de couro de dois tons, o forro do teto recebeu novo tecido e os apoios laterais dos bancos foram reforçados. Há 13 porta-objetos. Um deles, fica sob o assento do banco do passageiro que vai à frente. Para acessá-lo, basta puxar a parte traseira do assento, que é aberto como uma tampa de baú. Outro detalhe interessante é o gancho no porta-luvas para pendurar bolsas e sacolas.

As rodas de alumínio são as mesmas da versão XLT 4×2. Para quem quiser personalizar o carro, a Ford oferece acessórios como capa de neopreme para os bancos, rede para levar objetos no porta-malas e sistema de DVD para quem vai sentado atrás. No porta-malas vão apenas 292 litros de bagagem sem o encosto do banco traseiro rebatido.

Uma compensação para quem quiser levar pequenos objetos é o compartimento sob o assento dianteiro do passageiro. Mesmo assim, não deve faltar espaço para levar a bagagem de cinco ocupantes.

No cômputo geral, as principais vantagens ficam por conta da melhor estabilidade nas curvas e da disposição extra para enfrentar trechos de terra. Mas ainda vale lembrar que o Ford EcoSport é um 4×4 sem reduzida e que não foi feito para encarar trilhas radicais. (BN)

OLHO CLÍNICO

Avaliamos um EcoSport 4WD na cor vermelha, com pára-choques, retrovisores e frisos na cor da carroceria e que tem a mesma garra da versão de cor amarela, que traz mais ares de fora-de-estrada devido à cor preta dos elementos como pára-choques e retrovisores, além dos frisos.

Mas o que surpreende neste modelo com tração nas quatro rodas? À primeira vista, os 1.395 quilos do EcoSport 4WD se deram bem com o motor de 143 cv Duratec utilizado nesta versão 4WD. Os pneus bem que poderiam ser mais estilo todo-terreno, compensando a ausência da reduzida, mas a Ford optou por um conjunto de rodas e pneus 6 x 15 polegadas, com pneus 205/65 R 15 T.

A facilidade de dar apenas um toque em uma tecla e já acionar a tração 4×4 é fantástica. É gratificante ver a ação do conjunto das rodas sendo tracionado pelos dois eixos.O EcoSport 4WD na verdade pode até não ser um jipe, mas ele vai a lugares que só veículos com tração 4×4 conseguem chegar e é aí que está o seu ponto forte, seu diferencial. Com velocidade final de 180 km/hora, esse Ford chega aos 100 km/hora em menos de 11 segundos.

Um detalhe interessante é que o torque máximo ocorre em giros altos, 4.250 rpm, mas quase 85% dele fica disponível a 1.500 rotações por minuto, o que confere respostas rápidas a este 4×4 em regimes mais baixos (o torque é de 16,2 Kgfm). Esta versão 4WD é quase 180 quilos mais pesada que a XLT, por exemplo. Mesmo assim, a velocidade máxima é a mesma da XLT, de 180 km/hora, devido à limitação eletrônica imposta pela fábrica.

Mais alto do chão devido ao curso maior da suspensão, com traseira independente, ele se dá muito bem em estradas cheia de pedregulhos. Em pista molhada, ele surpreende e vai ser preciso um atoleiro ou mesmo valas mais profundas para fazer este Ford ficar agarrado.

Na cidade, ele se comporta como um automóvel. Macio, bom de curva e fácil de dirigir. Os instrumentos são de fácil leitura. O consumo é relativamente alto, talvez pela alta potência do motor e pelo peso do carro. Faz média de 9 km/litro na cidade e de 12,5 km/litro na estrada (e isso sem que se ligasse o ar-condicionado). Carro com conjunto bem acertado, o EcoSport 4WD (segundo integrante do Projeto Amazon), surpreende pela competência tanto no asfalto como em trechos de terra. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor:

dianteiro, transversal, alimentação por injeção eletrônica multiponto, duplo comando de válvulas no cabeçote

Cilindrada:

1.999 cm³

Potência (cv)

: 143 a 6.000 rpm

Torque (kgfm)

: 19,2 a 4.500 rpm

Câmbio

: manual, de cinco marchas

Comprimento (m)

: 4,23

Largura (m)

: 1,73

Altura (m)

: 1,68

Entre-eixo (m)

: 2,49

Peso (kg)

: 1.375

Suspensão dianteira

: McPherson, independente, com braços inferiores e buchas horizontais, montados em quatro auxiliar. Molas helicoidais com compressor de carga lateral e amortecedores pressurizados com “stopper” hidráulico. Barra estabilizadora de 18 mm independente, com buchas antideslizantes.

Suspensão traseira

: Independente, tipo Multilink, com braços de controle e arrasto, molas helicoidais posicionadas sob assoalho, amortecedores pressurizados, barra estabilizadora e subestrutura para sustentar o diferencial traseiro.

Freios

: Dianteiros a disco e traseiros a tambor

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