Confira os modelos BMW feitos no Brasil

A BMW lançou na última segunda-feira, em Araquari (SC), na divisa com o Paraná, a pedra fundamental da sua primeira fábrica na América Latina. E surpreendeu ao anunciar a produção nacional também do utilitário esportivo X3 e do Mini Cooper Countryman, juntamente com Série 1, Série 3 e X1, já cotados por serem os mais vendidos da marca no mercado brasileiro.

Os modelos começam a sair da linha de montagem a partir de outubro de 2014 e a expectativa alemã é produzir até 32 mil veículos por ano. O principal objetivo da BMW ao abrir a fábrica no Brasil é consolidar-se no mercado nacional e abastecer os países sul-americanos. De acordo com o diretor da empresa para as Américas, Ludwig Willisch, o país provou que é um mercado sólido, com crescimento sustentável e que não poderia ficar de fora dos planos de expansão da montadora.

No entanto, mesmo que a nacionalização da manufatura pudesse baratear os custos de produção, a montadora informa que o preço final dos modelos não vai cair, pelo menos nesta fase inicial. A justificativa é a diminuição dos estímulos fiscais do governo federal a partir de janeiro de 2014, além de a marca acreditar que seus preços já estão competitivos.

A BMW aproveitou a cerimônia para mostrar oficialmente o 320i ActiveFlex, o primeiro modelo turbo bicombustível do mundo. O sedã também será feito no país e já está à venda com preços a partir de R$ 129.950. Outro que deu às caras foi o elétrico i3. Lançado este ano na Europa, onde é sucesso de vendas, ele começa a ser distribuído para a Ásia e Estados Unidos no início de 2014 e até o fim do ano virá importado para o Brasil.

Fábrica

Localizado numa área de 1,5 milhão de m2, o complexo de Araquari possui 500 mil m² e irá consumir quase 200 milhões de euros (R$ 640 milhões) nesta fase de instalação. Na planta será realizada o processo de soldagem, montagem e pintura dos veículos, com a geração de 1,3 mil empregos diretos e 2,5 mil indiretos. A BMW entrou no Brasil em 1995. Desde 2010, ela monta motocicletas na unidade de Manaus (AM) atualmente conta com quatro modelos.

* O jornalista viajou a convite da BMW.


Voltar ao topo