Como pilotar em trilhas “off-road” com segurança

Cresce cada vez mais o número de adeptos do motociclismo “off-road”. Pilotos novatos ou experientes procuram constantemente trilhas ou terrenos irregulares em busca do desafio de superar obstáculos criados pela natureza.

É necessário, entretanto, que os praticantes estejam preparados para a prática do esporte com segurança.

Preparação básica da motocicleta, equipamentos de segurança adequados e postura correta são indispensáveis para pilotagem segura. Para isso, a Honda, por meio do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), localizado em Indaiatuba (SP), dá dicas e recomendações técnicas sobre pilotagem fora-de-estrada.

Escolher a motocicleta adequada, com características que se ajustem ao meio, evitando danos ao equipamento é a primeira orientação. Para esse segmento, a Honda dispõe de um modelo nacional específico no mercado: a XR 250 Tornado. A NXR 150 Bros, líder do setor “on-off road”, também pode ser usada na prática fora-de-estrada.

Antes de se aventurar por terrenos irregulares, o motociclista precisa fazer um “check-up” completo no modelo, semelhante ao que deve ser feito antes de pilotar por vias públicas.

A motocicleta deve receber uma preparação básica, que consiste em retirar espelhos retrovisores, evitando choques ou quebra das peças, e diminuir a calibragem dos pneus em até 20% para trilhas com muita lama, que necessitam de maior tração nos pneus.

É recomendável retirar componentes dispensáveis ao longo da pilotagem e que reduzem o peso, evitando desgaste ou quebra de peças, como contagiro, bagageiro, piscas, suporte de garupa, capa da corrente de transmissão e até a tampa do pinhão.

Escolha também o pneu adequado. Os originais podem ser substituídos pelos de “cravo” – tipo cross -, que asseguram maior tração em terrenos arenosos, com lama ou de pouco atrito (terra).

Mas não é apenas a preparação da motocicleta ou o uso de equipamentos de segurança que transforma a prática “off-road” numa atividade segura.

A postura do motociclista é crucial para superar terrenos acidentados com segurança.

Para diminuir a sensação de imperfeições do terreno, a orientação é pilotar sempre em pé, sobre as pedaleiras.

Isso faz com que o piloto tenha maior equilíbrio, uma vez que braços e joelhos funcionam como amortecedores, diminuindo o impacto das irregularidades do solo e baixando o centro de gravidade.

O motociclista precisa estar atento aos equipamentos de segurança. É imprescindível o uso de capacete, com pala e queixeira para proteção do rosto e sem viseira.

Óculos de material flexível e que possuam orifícios na armação para ventilação, colete com ombreiras, confeccionado em material plástico de alta resistência, e luvas de material misto (malha e couro) para proporcionar a mobilidade das mãos e dedos também fazem parte da relação de itens para a prática “off-road”.