Como instalar e usar o GPS

Qual o local mais seguro para instalar o GPS? Como todo componente que é manuseado pelo condutor, alguns cuidados se tornam indispensáveis para que a viagem não seja comprometida.

O GPS é um acessório muito útil para o motorista. Hoje, encontramos no mercado modelos com informações de trânsito em tempo real, dicas de bares e restaurantes, postos de combustíveis mais próximos da localização do veículo, TV digital integrada, etc. Porém, como todo componente que é manuseado pelo condutor, alguns cuidados se tornam indispensáveis para que a viagem não seja comprometida.

Abaixo, algumas dicas para chegar ao destino escolhido com segurança, tirando proveito de todas as facilidades oferecidas pelos GPS:

– para prevenir uma sobrecarga de energia no GPS, recomenda-se sempre ligar o veículo primeiro
e depois conectar o aparelho ao dispositivo de energia;

– a mesma tecnologia que facilita a vida do motorista pode atrapalhar quando mal posicionada. Por isso, não se deve instalar o GPS no meio do pára-brisa. O ideal é colocá-lo do lado esquerdo, o mais próximo possível do painel e do espelho retrovisor e abaixo da linha dos olhos. Desta forma, nada impede a visão do motorista, pois a área de visibilidade fica completamente liberada;

– deve-se ficar atento à fixação do GPS no vidro do carro. Quando mal instalado, no caso de uma colisão, o aparelho pode ser lançado de encontro aos ocupantes do veículo, causando danos físicos; o mais recomendado é navegar sem visualizar a tela, somente pela indicação de voz do aparelho. Essa possibilidade é vista em todos os modelos mais novos disponíveis no mercado;

– o condutor pode utilizar os alertas sonoros de manobras para facilitar sua navegação. Alguns modelos de GPS possuem uma função chamada TTS (Text to Speech), que fala o nome das ruas. Por exemplo: “Vire à direita, na Avenida Brigadeiro Faria Lima”. Essa função facilita muito a identificação da manobra que se deve fazer;

– o GPS deve estar sempre com a base de mapas atualizada, para evitar manobras erradas como, por exemplo, entrar em uma rua contramão, fazer um retorno proibido, etc.

Em hipótese alguma, o condutor deve manusear o GPS com o carro em movimento. Para não comprometer a segurança da viagem, deve-se estacionar, manusear o navegador e, só então, seguir viagem.

Voltar ao topo