O sedã conta com uma aparência sofisticada, juntamente com uma posição elevada de assentos, que oferece uma visão mais dominante da estrada. A dianteira do Cobalt Supercharger SS é marcada pelo capô alto com a gravatinha dourada na grade. Na última sessão da lateral, o teto é rebaixado, característica tradicional dos cupês. Na traseira, as lanternas são duplas e circulares. Todos os modelos do Cobalt apresentam detalhes e maçanetas na cor da carroçaria. Tem ainda aerofólio e defletores duplos de fluxo de ar integrados ao pára-choque.
Sua lista de opcionais inclui bancos aquecidos revestidos de couro, teto solar elétrico e MP3 Player. Entre os itens de segurança, destaque para os "airbags" dianteiros; os laterais são opcionais. A versão SS Supercharger tem freios a disco nas quatro rodas, com função antitravamento ABS e sistema eletrônico de controle de tração.
Antes que a montadora o mandasse de volta aos EUA, integramos grupo de jornalistas convidados pela GM do Brasil para dar umas voltinhas no carro, no Campo de Provas da montadora em Indaiatuba (SP). Foi uma experiência interessante dirigir o Cobalt SS Supercharger, um dos esportivos mais cobiçados nos Estados Unidos. (BN)
Olho clínico
Assim tivemos oportunidade de dirigir esse cupê de quatro lugares, equipado com motor 2.0 L, que utiliza compressor Eaton M62, com "intercooler" e taxa de compressão de 9,5:1, e que gera 208 cavalos e 23,5 kgfm a 4.400 rpm. Infelizmente, nem a GM brasileira e nem a norte-americana divulgaram os números de desempenho referentes ao carro. Mas, na avaliação, pudemos sentir que ele anda bem.
O motor que equipa o Cobalt SS foi inspirado em carros de corrida. O arranque é forte. E tivemos que tomar cuidado para não fazer os pneus "cantarem". E atendendo recomendação da engenharia da GMB, tomamos cuidado para não bater a suspensão do carro, baixa, no solo. Mas não teve jeito; isso aconteceu algumas vezes. O que mostra que, pelo menos para o Brasil, este não é o carro ideal para o uso no dia a dia. E quem quiser um exemplar terá que recorrer à importação independente.
Entretanto, é preciso tomar cuidado nas mais travadas, pois sua tendência é escapar de frente. O câmbio manual de cinco marchas pede reduções bruscas antes do carro entrar em curvas travadas. Durante a avaliação seus engates foram rápidos e precisos. Suas rodas de 18 polegadas são montadas em pneus 215/45, que derraparam bastante nas curvas transpostas em alta velocidade. A posição de dirigir é agradável, uma vez que os bancos esportivos do Cobalt contam com ajuste de altura, privilegiando a visibilidade.
O Cobalt SS Supercharger não chega a ser um esportivo nato, mas satisfaz aqueles que gostam de velocidade. Nos EUA, custa US$ 20.490, (R$ 46.150,00), exatamente o mesmo que o Solstice. (BN)
FICHA TÉCNICA
Cilindrada: 1.998 cm3
Potência: 208 cv a 5.600 rpm
Torque: 23,5 kgfm a 4.400 rpm
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Comprimento: 4,58 m
Largura: 1,72 m
Altura: 1,41 m
Entre-eixo: 2,62 m
Porta-malas: 393 litros
Peso: 1.273 kg
Suspensão: Com escoras e barra estabilizadora semi-independente, com feixe de torção na dianteira e na traseira
Freios: A disco nas quatro rodas, com sistema antitravamento (ABS)
Tanque: 49 litros