Clio Sedan 1.0 16V Hi-Power agrada

ja811.jpgPersonalidade marcante e motor 1.0 16V Hi-Flex são os principais destaques do Clio Sedan 1.0 16V Hi-Power. Na fase em que os motores de 1.000 cc não são tão queridos como antigamente, a montadora francesa instalada no Paraná demonstra que ainda aposta nesse tipo de proposta para aumentar os volumes de vendas.

Ele tem estilo inconfundível. Na parte dianteira o destaque fica por conta da adoção do novo pára-choque. Com desenho moderno e envolvente, essa nova peça, pintada na mesma cor da carroceria, forma em sua área central um meio losango, que abriga o logotipo Renault. Além disso, esse prolongamento serve de separação para as duas novas grades frontais de refrigeração do motor, cujo desenho conta com três filetes. O novo pára-choque dianteiro conta ainda, em sua parte inferior, com mais três entradas de ar para arrefecimento do conjunto motopropulsor, conferindo ao modelo ainda mais esportividade.

ja812.jpgO novo pára-choque dianteiro combina de maneira harmônica com os traços curvilíneos e os cantos angulados dos faróis dianteiros. Além de contarem com a tecnologia de duplo refletor óptico, que amplia o raio de cobertura do feixe luminoso e contribui para a segurança ativa, os faróis dianteiros do Clio Sedan contam com uma nova máscara de acabamento, na tonalidade cinza.

Na parte traseira outra novidade. A instalação de um novo sistema de abertura da tampa do porta-malas, de 510 litros de capacidade. O puxador foi redimensionado e conta com uma proteção plástica pintada na mesma cor da carroceria, que ostenta o logotipo em forma de losango da Renault.

ja813.jpgO perfil lateral continua sendo marcado pela presença de contornos circulares nas pontas dos pára-lamas, em contraste com os vidros traseiros retangulares e colunas traseiras largas. Ao longo de toda a lateral, frisos e maçanetas na cor da carroceria (versão Privilège), por exemplo, contribuem para a harmonia do ?design? externo lateral.

Ao abrir a porta do Clio Sedan surgem as primeiras mudanças significativas. O desenho dos revestimentos internos das portas é inteiramente novo. E os comandos de acionamento dos vidros elétricos dianteiros estão instalados acima dos alto-falantes, próximo à alavanca de abertura interna da porta. Com essa alteração, a Renault do Brasil atende a uma solicitação de seus clientes, melhorando o conforto e a ergonomia do veículo. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja821.jpgA adoção de um novo volante de três raios, igual ao utilizado pela Renault no Clio comercializado na Europa, para as versões equipadas com ?airbag? é outra novidade. Proporcionando ao motorista ótima empunhadura, este volante possui em sua parte central o logotipo Renault em material cromado e o acionamento da buzina é feito em suas extremidades, próximo aos dois principais raios de sustentação.

A parte superior do painel de instrumentos, confeccionada na cor preta, é inteiramente nova. Além de possuir um desenho envolvente, esta nova peça é produzida em material plástico agradável ao toque. Característica desse item é o fato de ele acompanhar os novos desenhos dos mostradores do quadro de instrumentos, formando uma espécie de moldura e realçando as informações apresentadas por estes ao motorista.

ja822.jpgO Clio Sedan utiliza três novos grafismos dos mostradores de conta-giros, velocidade, nível de combustível e temperatura da água. Mesclando branco com tons de cinza e ponteiros na cor vermelha, estes novos grafismos, cujo desenho varia de acordo com a versão de acabamento, ressaltam a esportividade do modelo, facilitando também a leitura dos dados apresentados.

Seu motor 1.0 16 válvulas pode ser abastecido com gasolina e álcool em qualquer proporção e desenvolve potência de 77 cv, torque de 10,2 kgfm, indo de 0 a 100 em 14,1s e velocidade máxima de 167 km/h. Embora barulhento, o desempenho é muito bom. Um dos melhores da categoria. Para um 1.0 16 válvulas, o torque em baixas rotações está acima do esperado, embora o melhor resultado seja a partir das 3.000 rpm.

ja824.jpgCom uma razoável freqüência nas trocas de marchas, acompanha-se confortavelmente o trânsito na cidade ou na estrada. É um 1.0 que não faz feio. Ainda de acordo com a montadora, o veículo ganhou em potência, mas seu consumo não foi prejudicado: são 12,8 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada, como um bom veículo de 1.000 cc deve ser.

O campo visual do Clio Sedan é amplo e o câmbio é bem escalonado. No geral, um veículo bem acertado, mas que ainda carece de um desempenho melhor, uma vez que apesar das mudanças, ele ainda continua sendo um modelo 1.0. Sua suspensão é confortável e absorve bem as irregularidades do terreno. Nas curvas, o veículo inclina um pouco, mas nada que comprometa. Preço sugerido: R$ 36.650,00. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: D4D Hi-Flex, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas

Tração: Dianteira

Cilindrada: 999 cm³

Diâmetro x curso: 69 mm x 66,8 mm

Taxa de compressão: 10:1

Potência máxima (ISO/ABNT): 76 cv (gasolina) a 6.000 rpm

                                                  77 cv (álcool) a 6.000 rpm

Torque máximo: 10 mkgf (gasolina) a 4.250 rpm

                           10,2 mkgf (álcool) a 4.250 rpm

Alimentação: Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial

Rodas: Liga Leve

Pneus: 185/60 R14

Suspensão dianteira: McPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora

Suspensão traseira: Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora

Freios: Duplo circuito em ?X?, discos ventilados dianteiros, com 238 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro

Direção: Hidráulica

Câmbio: Mecânico, 5 velocidades

Tanque de combustível: 50 litros

Porta-malas (dm3): 510

Peso (em ordem de marcha): 925 kg

Entre eixos: 2.472 mm

Comprimento: 4.191 mm

Altura: 1.417 mm

Largura com retrovisores: 1.639 mm / 1.940 mm

Aceleração 0 a 100 km/h: 14,3 s (gasolina) / 14,1 s (álcool)

Velocidade máxima: 166 km/h (gasolina) / 167 km/h (álcool)

Consumo cidade: 13,6 km/l (gasolina) / 9 km/l (álcool)

Consumo estrada: 17,3 km/l (gasolina) / 11,5 km/l (álcool)

Carga útil: 525 kg

Combustível: Álcool e/ou Gasolina

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