Clio Hatch e Sedan têm as linhas reestilizadas

O Clio nacional passa pela primeira reforma visual desde que começou a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR), em novembro de 1999. As mudanças são percebidas principalmente pela frente mais agressiva, com faróis de duplo conjunto ótico, piscas elevados e proteção plástica escurecida. Com a reestilização e a inclusão de uma série de alterações na linha Clio, a Renault espera conquistar 5% do segmento de compactos e firmar sua posição de quinto maior fabricante do País.

O estilo do Clio é o mesmo da versão francesa. Além dos faróis, outra novidade é a grade dianteira, que agora é bipartida e com entradas de ar do tipo “colméia”. Para completar os retoques visuais, os pára-choques ganharam uma faixa de proteção preta, as lanternas traseiras agora têm um círculo no centro e há novos jogos de rodas de calotas.

De resto, o carro é praticamente o mesmo, até que a marca francesa apresente a terceira geração do Clio, feito sobre a mesma plataforma do novo Nissan Micra. Isso deve acontecer dentro de três anos aqui no Brasil.

Internamente, as novidades resumem-se à nova padronagem de tecido dos bancos e do painel, que passa a estar disponível em dois tons. Os botões do acionamento dos vidros e da trava das portas ficam no console central. O Clio 2003 tem qualidades, como o comando das principais funções do sistema de som na coluna de direção (opcional) e a inclusão do “air bag” como item de série em todas as versões, exceto na mais em conta. O espaço interno é outro aspecto positivo do carro. Os comandos e a instrumentação mantiveram-se inalterados.

O novo Clio que chegará às lojas da Autovesa em Curitiba a partir do dia 20 próximo, terá como concorrentes o Peugeot 206, o Novo Ford Fiesta, o Fiat Palio/Siena, VW Gol, VW Polo/Polo Sedan e o novo Chevrolet Corsa/Corsa Sedan.

As siglas RN, RT e RL foram substituídas pelas denominações Authentique, Expression e Privilège. Outra novidade é que agora os opcionais são livres e não mais agrupados em pacotes. O Clio Authentique 1.0 8V será vendido só pela Internet por R$ 17.990.00 e terá como opcionais, pintura metálica, ar-condicionado e “airbag”.

No caso do Clio Autentique 1.0 16V, o preço é de R$ 21.990,00 na concessionária e sem ar-condicionado, direção hidráulica e pintura metálica. Em seguida, vem o Expression 1.0 16V, que custa R$ 24.090,00 seguido do Privilège, cujo preço sugerido é de R$ 28.490,00.

O Clio tem conjunto mecânico equilibrado

O Novo Clio chega às lojas da Autovesa e demais revendas da marca no País, oferecendo três opções de motores, 1.0 8V, 1.0 16V e 1.6 16V, que reforçam a imagem de desempenho e robustez que o desenho externo do novo modelo apresenta. Além disso, esses motores incorporam as últimas novidades em termos de conceito e tecnologia, como a utilização de um avançado sistema de injeção eletrônica, do tipo multiponto seqüencial.

Mais potência

Para reforçar ainda mais o posicionamento moderno e dinâmico do Novo Clio, a Renault do Brasil trabalhou no desenvolvimento de uma evolução na calibração do calculador do sistema de injeção eletrônica dos motores 1.0 16V e 1.6 16V, que resultou num aumento de quase 3% na potência. Com isso, esses motores passaram de 68 cv para 70 cv no caso do motor 1.0 e de 107 cv para 110 cv no 1.6 (norma ISO/ABNT).

O resultado desse acréscimo de potência é a melhoria dos valores de velocidade máxima, sem que isso signifique mudanças nos níveis de consumo de combustível, considerado um dos melhores do seu segmento.

Equipada com motor 1.0 16V, tanto a versão Hatch como a Sedã do Novo Clio atingem a velocidade máxima de 162 km/h (ante a 160 km/h do modelo anterior) e acelera de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos, no modelo Hatch, e 15,0 segundos no Sedã.

Equipado com o propulsor K4M (1.6 16V) o Novo Clio atinge a velocidade máxima de 192 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos (Hatch) e 9,8 segundos (Sedã). Seu consumo médio é de 11 km/l na cidade e de 16,5 km/l na estrada, segundo informações da montadora .

A caixa de câmbio do Novo Clio é mecânica, de cinco marchas, posicionada transversalmente no compartimento do motor. Dotada de embreagem de assistência mecânica, seus engates são fáceis e precisos. E o sistema de freios do Novo Clio, de ação instantânea, composto por duplo circuito hidráulico, em forma de “X”, pode ser considerado superdimensionado tanto para o peso da versão hatch (985 kg), tanto para o do Sedan, que pesa 1.025 kg.

Voltar ao topo