Civic Si reúne desempenho e conforto

civi01200308.jpgPreto, rodas grandes, aerofólio na traseira e um logotipo anunciando sua esportividade. Assim descrevemos inicialmente o Honda Civic Si avaliado pelo Jornal do Automóvel.

civi02200308.jpgA receita é comum e, no Brasil, na maioria das vezes não vai além da aparência. Na maioria das vezes, pedaleira de alumínio, bancos meio duros e painel redesenhado não são o suficiente para transformar pacatos ?hatches? ou sedãs em esportivos de verdade. Mas o Si junto ao logotipo do Civic não é uma brincadeira dos estilistas da Honda. De fato, ele pertence ao restrito clube dos reais esportivos derivados de carros de série.

civi03200308.jpgComo bom esportivo, o Civic Si não prima pelo silêncio interior, embora não seja extremamente ruidoso. O ronco do motor, acima das 6.000 rpm atinge um som extremamente agradável. Pelo menos nos pareceu assim. Da direção, não há muito que falar. É rápida e faz curvas com a precisão. É só virar e pronto. A suspensão e a geometria modificadas fazem o serviço, com a contrapartida, é claro, de ser um pouco dura para enfrentar as irregularidades do asfalto. É o preço a pagar pela esportividade.

civi04200308.jpgPara quem não experimentou, é bom que fique claro. O Si não é o mesmo Civic que se conhece. Ele começa recebendo você com um painel revolucionário, com detalhes em vermelho que enfatizam ainda mais o ?design? radical, com o conta-giros junto ao volante e o velocímetro digital ao alto, quase na linha de visão do condutor. A alma do carro começa a se manifestar ao se virar a chave da ignição. E seu acelerador é sensível.

civi05200308.jpgDe início, a convivência com ele não é muito pacífica. As primeiras marchas, bem curtas provocam reações instantâneas ao movimento do acelerador. Chega a ser quase incômodo, até você acostumar com sua sensibilidade. É só pisar um pouco mais forte e o giro do motor sobe com rapidez impressionante. Um descuido, o motor é cortado ao atingir o limite de rotações antes que você pense em trocar de marcha.

civi06200308.jpgOutro descuido, e você toma uma multa antes de descobrir que está andando em alta velocidade. Mas com o passar do tempo o motorista vai descobrir que pode andar em quarta marcha a 40 km/h. O acelerador vai continuar respondendo, mas de forma mais suave: está descoberto o segredo da convivência com o Si no trânsito urbano.

civi07200308.jpgPortanto, você vai poder usar o câmbio como melhor lhe convier: trocando marchas a todo o instante ou, pacatamente, optando por manter o giro baixo e acelerando de forma mais suave. O Civic Si tem seis marchas e, na cidade, é praticamente impossível usar a sexta que, como a quinta, é desmultiplicada. As trocas são fáceis e dóceis. Talvez ficassem mais agradáveis se a manopla fosse um pouco maior. O Civic Si é ágil, bom de retomadas e têm freios eficientes. Mas após uma semana de avaliação, difícil é devolver o carro. (BN)

Ficha técnica

Motor

Transversal, anterior, i-VETC DOHC 16V, 2.0 litros, gasolina

Potência máxima

192 cv a 7.800 rpm

Torque máximo

19,2 mkgf a 6.100 rpm

Sistema de injeção

Multiponto PGM-FI

Direção

Assistência Elétrica (EPS)

Transmissão

Manual de 6 velocidades com LSD

Tração

Dianteira

Suspensão Dianteira

McPherson

Suspensão Traseira

Double Wishdone

Freios

4 discos – dianteira: Ventilado / traseira Sólido (ABS/ EBD)

Pneus

215/45 R17

Rodas

Liga Leve (17 x 7J)

Dimensões

Comprimento: 4,48 metros

Largura: 1,75 metros

Altura: 1,45 metros

Distância entre-eixos: 2,70 metros

Peso bruto total: 1.322 kg

Volume do porta-malas: 340 litros

Tanque de combustível: 50 litros

Preço sugerido

R$ 99.500,00

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.