Preto, rodas grandes, aerofólio na traseira e um logotipo anunciando sua esportividade. Assim descrevemos inicialmente o Honda Civic Si avaliado pelo Jornal do Automóvel.
A receita é comum e, no Brasil, na maioria das vezes não vai além da aparência. Na maioria das vezes, pedaleira de alumínio, bancos meio duros e painel redesenhado não são o suficiente para transformar pacatos ?hatches? ou sedãs em esportivos de verdade. Mas o Si junto ao logotipo do Civic não é uma brincadeira dos estilistas da Honda. De fato, ele pertence ao restrito clube dos reais esportivos derivados de carros de série.
Como bom esportivo, o Civic Si não prima pelo silêncio interior, embora não seja extremamente ruidoso. O ronco do motor, acima das 6.000 rpm atinge um som extremamente agradável. Pelo menos nos pareceu assim. Da direção, não há muito que falar. É rápida e faz curvas com a precisão. É só virar e pronto. A suspensão e a geometria modificadas fazem o serviço, com a contrapartida, é claro, de ser um pouco dura para enfrentar as irregularidades do asfalto. É o preço a pagar pela esportividade.
Para quem não experimentou, é bom que fique claro. O Si não é o mesmo Civic que se conhece. Ele começa recebendo você com um painel revolucionário, com detalhes em vermelho que enfatizam ainda mais o ?design? radical, com o conta-giros junto ao volante e o velocímetro digital ao alto, quase na linha de visão do condutor. A alma do carro começa a se manifestar ao se virar a chave da ignição. E seu acelerador é sensível.
De início, a convivência com ele não é muito pacífica. As primeiras marchas, bem curtas provocam reações instantâneas ao movimento do acelerador. Chega a ser quase incômodo, até você acostumar com sua sensibilidade. É só pisar um pouco mais forte e o giro do motor sobe com rapidez impressionante. Um descuido, o motor é cortado ao atingir o limite de rotações antes que você pense em trocar de marcha.
Outro descuido, e você toma uma multa antes de descobrir que está andando em alta velocidade. Mas com o passar do tempo o motorista vai descobrir que pode andar em quarta marcha a 40 km/h. O acelerador vai continuar respondendo, mas de forma mais suave: está descoberto o segredo da convivência com o Si no trânsito urbano.
Portanto, você vai poder usar o câmbio como melhor lhe convier: trocando marchas a todo o instante ou, pacatamente, optando por manter o giro baixo e acelerando de forma mais suave. O Civic Si tem seis marchas e, na cidade, é praticamente impossível usar a sexta que, como a quinta, é desmultiplicada. As trocas são fáceis e dóceis. Talvez ficassem mais agradáveis se a manopla fosse um pouco maior. O Civic Si é ágil, bom de retomadas e têm freios eficientes. Mas após uma semana de avaliação, difícil é devolver o carro. (BN)
Ficha técnica
Motor
Transversal, anterior, i-VETC DOHC 16V, 2.0 litros, gasolina
Potência máxima
192 cv a 7.800 rpm
Torque máximo
19,2 mkgf a 6.100 rpm
Sistema de injeção
Multiponto PGM-FI
Direção
Assistência Elétrica (EPS)
Transmissão
Manual de 6 velocidades com LSD
Tração
Dianteira
Suspensão Dianteira
McPherson
Suspensão Traseira
Double Wishdone
Freios
4 discos – dianteira: Ventilado / traseira Sólido (ABS/ EBD)
Pneus
215/45 R17
Rodas
Liga Leve (17 x 7J)
Dimensões
Comprimento: 4,48 metros
Largura: 1,75 metros
Altura: 1,45 metros
Distância entre-eixos: 2,70 metros
Peso bruto total: 1.322 kg
Volume do porta-malas: 340 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Preço sugerido
R$ 99.500,00


