Melhor custo-benefício da categoria, alta tecnologia, e ?design? moderno são características que têm consagrado o Honda Civic como referência de qualidade e sofisticação no mercado. E a linha 2006 continua a oferecer um leque de opções ao consumidor brasileiro, que pode escolher entre cinco versões: LX (115 cv) ou LXL (130 cv), ambas com transmissão automática ou manual, e EX (130 cv) com transmissão automática.
O Honda Civic 2006 tem um ?design? atual e elegante. A frente transmite esportividade e força, favorecendo ainda o desempenho aerodinâmico. Seu capô possui vincos acentuados que enfatizam a potência e a robustez. Construído em chapa de aço resistente, porém fina e flexível, o capô contribui para a absorção progressiva de impactos. O pára-lama incorpora a lanterna, os faróis alto e baixo e as luzes indicadoras de direção. Os faróis, com dois refletores, proporcionam maior eficiência na iluminação.
Na traseira, o pára-choque rebaixado dá um aspecto moderno e robusto ao modelo. A versão EX avaliada, também possuía farol de neblina. Os frisos de proteção lateral protegem o Civic contra pequenas batidas em estacionamentos, e são pintados na cor do veículo. Em todas as versões o modelo dispõe de rodas de liga-leve.
O interior do Civic 2006 é amplo, confortável e prático. Na versão LX avaliada, a padronagem dos tecidos para os estofados realça a esportividade. Nas versões LXL e EX, os bancos, o volante, o painel das portas e descansa-braço são revestidos de couro natural e sintético. As regiões de contato com o corpo são cobertas por couro natural, e as demais áreas, que normalmente ficam expostas ao sol e podem ser ressecadas por ação do mesmo, são envolvidas por um material sintético. O modelo também possui abertura interna do porta-malas e do bocal do combustível em todas as versões.
Nas configurações LXL e EX, o modelo chega com o painel reestilizado em razão do novo conjunto de som, com rádio AM/FM, ?CD changer? com capacidade para seis discos com MP3 e quatro alto-falantes. O Honda Civic possui exclusivo assoalho traseiro totalmente plano. Seu assento traseiro é bipartido e traz encosto rebatível. O sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado é padrão em todas as versões do Honda Civic e na EX o controle é automático. (BN)
OLHO CLÍNICO
O Civic LX 2006 agrega valores que surpreendem o consumidor que busca o conforto e a conveniência. O ?design? aerodinâmico inclui, entre os benefícios, um percurso mais tranqüilo e silencioso em altas velocidades devido à menor turbulência do vento na parte externa da cabine, além de resistência a ventos cruzados, maior estabilidade e economia de combustível.
O motor 1.7 litros, de 4 cilindros em linha e 16 válvulas, que equipa a versão LX do Civic 2006, possui cabeçote e bloco de alumínio, o que o torna mais silencioso, econômico e leve. Sua potência é de 115 cv a 6.100 rpm e torque de 15,2 kgf.m a 4.500 rpm. E sua injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tem sofisticado sistema computadorizado de controle do motor (ECM Engine Control Module), que monitora diversas condições do veículo.
Seus bancos são confortáveis e o do motorista permite que se tenha uma visão total de seu painel de instrumentos, moderno e de fácil leitura. Os controles dos vidros elétricos estão bem posicionados no painel da porta do condutor. A versão LX do Civic 2006 avaliada pelo Jornal do Automóvel era equipada com transmissão automática de 4 velocidades, dotada do sistema Grade Logic Control da Honda, gerenciado por um módulo de controle (TCM Transmission Control Module), que analisa os sinais de diversos sensores, compara as informações com programas memorizados e seleciona a marcha mais adequada para cada situação.
Tanto em trecho urbano como de estrada, o Civic LX 2006 comportou-se muito bem, mesmo porque não abusamos da velocidade, uma vez que não se trata de carro esportivo e contraria as normas de segurança previstas em nosso Código de Trânsito. O Civic é equipado com suspensões dianteira e traseira independentes nas quatro rodas. E barra estabilizadora na dianteira e na traseira, controla a inclinação da carroceria nas curvas, oferecendo um contato eficiente entre pneu e solo, gerando um rodar suave e estável, que facilita sua dirigibilidade.
Seus freios dianteiros a disco ventilados – que dissipam o calor aumentando a eficiência durante uma frenagem brusca ou prolongada e traseiros a tambor, mostraram-se eficientes durante a avaliação. O Civic LX 2006 automático é um dos melhores ?sedans? de sua categoria, confortável, seguro, e econômico, que satisfaz seus proprietários. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: alumínio 4 cilindros em linha
Cilindrada: 1.7 litros
Potência (cv x rpm): 115 x 6.100
Torque (Kgf.m x rpm): 15,2 x 4.500
Taxa de compressão: 9,1:1
Cabeçote 16 válvulas: SOHC
Sistema de Injeção Multiponto: PGM-FI
Sistema de Ignição: Eletrônica Mapeada
Tração: dianteira
Transmissão: automática 4 velocidades c/ lock up ativo
Tipo: monobloco
Suspensão: independente nas 4 rodas: dianteira McPherson
traseira Double Wishbone
Direção: pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Freios: dianteiro a disco ventilado/ traseiro a tambor
Rodas: Liga leve R15? x 6 jj
Pneus: 185/65 R15? 88H
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros
Distância entre eixos: 2.620 mm
Comprimento: 4.455 mm
Altura: 1.455 mm
Largura: 1.715 mm
Bitola dianteira / traseira: 1.463/1.462 mm
Peso (manual/automático): 1.145 kg/1.165 kg
Volume do porta-malas: 402 litros