Citroën Xsara Picasso 138 cv

Primeiro a Citroën lançou a versão 2004 da minivan Xsara Picasso com novos equipamentos e, em fevereiro último, colocou nas revendas da marca a versão com 20 cavalos a mais (138 cv ante 118 cv).

Mas os cavalos extras mostraram que fazem alguma diferença apenas em alta rotação. É necessário pisar fundo no acelerador para se perceber que a minivan da marca francesa ganhou fôlego extra.

Comenta-se que a esperada versão automática da minivan francesa deve chegar ainda este mês. Enquanto isso, a montadora francesa oferece itens de conforto como sensores que auxiliam nas manobras de estacionamento, além de comandos do som próximos do volante e mesas tipo avião para quem vai sentado nos bancos traseiros.

O estilo da minivan ainda se mantém atual e conta com traços ousados. Na frente, os faróis ovalados e o pára-brisa inclinado chamam a atenção. Lateralmente o carro mostra personalidade pelo perfil arredondado e pela ampla área envidraçada.

A traseira é mais discreta, tendo como destaque as lanternas de lentes transparentes e a tampa do porta-malas de cantos arredondados. As rodas de aro 15 montadas em pneus 185/65R 15 completam o visual, que deve ser reestilizado no ano que vem na Europa.

No interior do Xsara Picasso vários porta-objetos facilitam a acomodação de carteiras, chaves e até garrafas plásticas. O espaço interno também ajuda a boa habitabilidade da minivan da Citroën, que vem com sistema de bancos dobráveis, item capaz de aumentar a capacidade do porta-malas de 550 litros para até 2.128 litros.

Para conforto dos passageiros o sistema de ar-condicionado tem um módulo de controle exclusivo para os passageiros que viajam nos bancos traseiros, exclusividade do Xsara Picasso.

A área envidraçada é outro ponto positivo da minivan, que se mostra estável nas curvas, mesmo com o alto centro de gravidade, graças em parte ao eixo traseiro autodirecional – que garante mais estabilidade nas curvas por um leve movimento acompanhando as rodas da frente.

OLHO CLÍNICO

Para fazer com que o novo motor do Xsara Picasso rendesse mais, a engenharia da Citroën alterou alguns de seus itens e, a partir daí, o torque subiu de 19,8 kgfm para 20 kgfm a 4.100 rpm.

O desempenho do Xsara Picasso com motor de 138 cavalos mudou um pouco em relação à versão equipada com o propulsor de 118 cv. O motor passou a oferecer agora uma curva de torque mais homogênea, proporcionando ótima dirigibilidade e melhores retomadas de velocidade.

Para se ter uma idéia, o torque máximo passou de 19,8 para 20 kgfm a 4.100. O carro continua agradável de dirigir, respondendo bem, sendo ágil nas retas, e não perdendo velocidade nas subidas mais íngremes, como no trecho da Serra do Mar (BR 277), por exemplo.

Além disso, os engenheiros da marca francesa explicam que o carro melhorou também em final. Com 138 cv atinge a velocidade máxima de 212 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Quanto à economia de combustível, de acordo com números fornecidos pela Citroën, o carro com esse novo motor é 10% mais econômico do que com o propulsor de 118 cv. No ciclo urbano, essa economia pode chegar a 15% .

Na prática é difícil notar o ganho de rendimento e economia. Mas dá para se sentir que o motor da minivan responde com mais rapidez quando o pedal da direita é acionado com determinação. É aí que faz falta o conta-giros na instrumentação digital. Sem ele resta apenas o som do motor como referência para saber se está na hora de trocar de marcha.

Outro item que deverá ser revisado pela montadora

é a articulação da alavanca de câmbio, que além de um pouco ruidosa ainda fica muito inclinada nos engates da marcha à ré, da segunda e da quarta marchas. Mas o sistema que auxilia nas manobras de estacionamento é uma novidade agradável. Um sinal sonoro vai ficando cada vez mais intenso conforme o obstáculo que estiver atrás for se aproximando do pára-choque traseiro.

A versão 2004 do Xsara Picasso tem embreagem com comando hidráulico, sistema bivancan de multiplexagem, acelerador eletrônico, novas opções de acabamento, volante e hastes de seta, nova chave, entre outros itens. A versão mais em conta é a GLX, que sai por R$ 50.350,00 e tem como itens de série ar-condicionado com filtro antipólen, quatro “air bags”, painel digital, computador de bordo, dez porta-objetos, mesas tipo avião para os bancos traseiros e chave com “transponder”.

Já a versão Exclusive (R$ 55.830,00) tem freios com ABS e EBD, faróis de neblina, ar-condicionado digital, rodas de liga leve e CD player com comando no volante. Como opcional estão disponíveis o sistema que auxilia nas manobras de estacionamento, os bancos de couro, o apoio de braço dos bancos dianteiros e o ar-condicionado traseiro com filtro antipólen.

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