Citroën apresenta a nova família C5

citroen02251007.jpgNova geração da gama C5, composta pelo modelo sedã e ?station wagon? foi apresentada recentemente pela Citroën em Paris, na França. Os modelos virão equipados com motores 1.8, 2.0 e 3.0 V6 a gasolina, enquanto os a diesel terão na base o 1.6 HDI de 110 cavalos, seguido pelo 2.0 HDI de 138 cavalos, e o 2.2 HDI e V6 HDI, de 173 e 208 cavalos, respectivamente. Ambos os modelos destacam-se pelo belo design com curvas acentuadas, interior elegante e padrão de acabamento elevado.

O novo sedã C5 mede 4,78 metros de comprimento, 1,86m de largura e 1,45m de altura, com grande distância entre eixos de 2,82 metros. Com estas dimensões, o modelo fica posicionado entre os novos Renault Laguna (4,69m) e Ford Mondeo (4,84m). A versão perua é um pouco mais comprida e alta, com 4,86m de comprimento e 1,48m de altura. A largura da carroceria do modelo familiar é a mesma da três volumes. A capacidade do porta-malas não foi divulgada pela Citroën.

citroen01251007.jpgEntre as novidades desta geração está a retirada da quinta porta. A tampa do porta-malas agora não abre por inteiro, como era na atual geração, deixando o vidro no mesmo lugar e perdendo o limpador traseiro. A medida foi adotada por preferência dos mercados, segundo a Citroën. Outra novidade é o volante com cubo fixo, herdado do irmão C4, além das duas telas no interior: uma para o computador de bordo e outra para o sistema de navegação.

Nos equipamentos, o C5 traz interessantes novidades. A partida é feita com chave, sem botões, ao contrário da tendência dos veículos deste segmento. As versões equipadas com suspensão pneumática contam também com freio de estacionamento automático, que entra em ação cada vez que o veículo pára. Todos os C5 saem de fábrica com sete ?air-bags?, controlador e limitador de velocidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema de iluminação adaptada.

A nova ?station?, cujas linhas foram inspiradas nas peruas alemãs, é a primeira a ser produzida tanto na Europa quanto na China, isso, para ser vendida em ambos os mercados, a partir de 2008. O veículo está equipado com suspensão hidropneumática adaptada a partir do modelo C6, mas o cliente poderá optar por uma suspensão metálica, McPherson na frente e multibraços na parte de trás. A montadora informou que tem planos de lançar uma versão coupé. A Citroën anunciou, também, que os novos modelos começarão a ser comercializados no primeiro trimestre de 2008.

Voltar ao topo