Chrysler inicia a produção do Crossfire

A DaimlerChrysler está iniciando a produção do Chrysler Crossfire na fábrica de Osnabrueck, Alemanha. O primeiro veículo deixou a linha de montagem no último dia 3 de fevereiro. O início de produção do Chrysler Crossfire marca uma das mais rápidas decisões da indústria automotiva de transformar um veículo conceito em realidade.

“Em apenas 24 meses, o modelo chega à produção, graças aos esforços da DaimlerChrysler para encontrar as melhores sinergias para todos os nossos produtos”, disse Wolfgang Bernhard, COO do Grupo Chrysler.

Combinando o estilo americano à avançada engenharia alemã, o Chrysler Crossfire foi inicialmente apresentado como carro conceito no Salão Internacional do Automóvel de Detroit de 2001. Um ano mais tarde, a versão que está sendo produzida já era mostrada no Salão do Automóvel de Los Angeles de 2002.

A rapidez com que o modelo chega ao mercado deve-se à experiência e habilidade da equipe Crossfire em preservar aspectos-chave do veículo conceito, ao mesmo tempo em que identificava componentes Mercedes-Benz a serem usados na produção. O estilo elegante, a distância entreeixos e o sistema de exaustão, por exemplo, foram mantidos do conceito original, enquanto o conjunto de potência e componentes dos eixos são compartilhados da Mercedes-Benz.

O Chrysler Crossfire é um coupé de dois lugares, rebaixado, com uma aparência escultural. Por baixo do capô está um motor V6, de 3,2 litros, SOHC de 90 graus, 18 válvulas, disponível com transmissão manual de seis velocidades ou transmissão automática de cinco velocidades.

Para Wolfgang Bernhard, “o Chrysler Crossfire representa o futuro da marca Chrysler, com comprovada qualidade e tecnologia, numa embalagem estonteante.”

O modelo está sendo fabricado em conjunto com a Karmann, parceira de longa data da DaimlerChrysler, com mais de 100 anos de experiência produtiva. A capacidade de produção é de 20 mil unidades por ano, das quais 15% serão destinadas a mercados internacionais. Em 2003, a previsão de produção é de 11 mil unidades.

Voltar ao topo