Chineses na liderança dos carros importados mais vendidos

O hatch JAC J3 foi o veículo importado mais vendido no primeiro semestre deste ano entre os modelos de marcas ligadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). Ela reúne somente as que não possuem fábrica no Brasil portanto, a lista ao lado, dos importados mais vendidos, descarta as marcas que importam carros ao mesmo tempo em que produzem veículos no país, casos da Hyundai e da Mercedes-Benz (que aqui fabrica caminhões), por exemplo.

Com aumento do IPI para carros importados de fora do Mercosul e México, além da alta do dólar, a Abeiva vendeu 21,6% a menos nos primeiros seis meses deste ano na comparação com igual período de 2011 (confira abaixo).

Outro sinal do recuo é a que a lista dos importados mais vendidos pela associação no primeiro semestre de 2011, quando as empresas comemoravam alta de 113% sobre 2010, era liderada pelo Kia Cerato, com 13,3 mil unidades emplacadas. O campeão desse período em 2012 é o JAC J3, mas com 5 mil. O Cerato aparece em 5.º, com 3,4 mil vendas.

A associação é formada por Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Changan, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Ferrari, Hafei Motor, Haima, JAC Motors, Jaguar, Jeep, Jinbei Automobile, Kia Motors, Lamborghini, Land Rover, Lifan, Maserati, Mazda, Mini, Porsche, Rolls-Royce, SsangYong, Suzuki e Volvo.

Vendas em queda

O mercado de importados teve uma queda expressiva no primeiro semestre do ano. As empresas associadas à Abeiva anotaram queda de 21,6%, com 70.969 unidades vendidas, diante das 90.518 unidades no acumulado do ano passado. Com 11.201 carros comercializados em junho, as importadoras registraram queda de 9,6% em relação a maio, quando emplacaram 12.388 unidades.

Além do IPI de 30% que os importados estão recolhendo, Flavio Padovan, presidente da Abeiva, ressalta a influência também do aumento do dólar na queda das vendas, ao comparar os dados de desempenho em junho com o comportamento do mercado interno brasileiro. Para Padovan, o cenário é extremamente preocupante e os efeitos da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ainda não foram sentidos.

Divulgação
Ranger Rover Evoque.
Divulgação
Kia Sportage.
Divulgação
Kia Picanto.
Voltar ao topo