Chevrolet lança o Captiva Ecotec

Está chegando às concessionárias Chevrolet, a nova versão do utilitário esportivo.

O lançamento oficial à imprensa especializada aconteceu semana passada em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

A principal novidade em relação ao modelo lançado do ano passado é o motor Ecotec 2.4 litros, quatro cilindros e de 16 válvulas.

O propulsor Ecotec, como o próprio nome diz, promete ser mais econômico em relação ao motor V6 de 3.6 litros.

Assim como o modelo anterior, o novo Captiva é importado do México e só tem opção de motor a gasolina.

No Ecotec, a tração é dianteira, diferentemente do Captiva V6, que oferece tração 4×2 e 4WD.

Mas além da nova motorização, o Captiva Ecotec traz mudanças no visual. Os para-choques passam a ser oferecidos na cor preta – chamada de “Antracite” pela General Motors -, um detalhe que se estende para as saias laterais do veículo.

O novo SUV chega às concessionárias em quatro opções de cor de carroceria: prata Quicksilver, cinza Techno, azul Imperial e preto Onix. Quem comprar o novo Captiva na cor preta leva o acabamento interno na cor bege. Para todas as outras cores, o interior traz tecido cinza.

Seu motor 2.4 litros, fabricado em Tennessee (EUA), desenvolve 171 cv de potência a 6.200 rpm, com torque de 22,2 kgfm a uma rotação de 5.100 giros.

Mas o que deve mais impressionar os consumidores é o consumo. De acordo a GM do Brasil, o novo Captiva pode fazer até 10 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. O motor é acoplado a uma caixa de transmissão automática sequencial de quatro velocidades.

Entre os principais itens de série, o Captiva Ecotec traz computador de bordo, rádio com leitura de MP3, seis alto-falantes, comandos do som no volante, acelerador eletrônico, espelhos retrovisores na cor do veículo, roda de alumínio 17 polegadas, vidros verdes, ar condicionado, coluna da direção regulável em altura, tomada 12 volts, piloto automático, vidros e travas elétricas, direção elétrica, controle elétrico dos retrovisores externos, banco traseiro com descansa-braço, entre outros.

Quanto ao quesito segurança, o novo Captiva também é bem equipado. Tem freios ABS com ESP (controle de estabilidade), controle de tração, além de “airbags” duplos frontais, laterais e de cortina.

Sensor de estacionamento traseiro, rodas com acabamento cromado, maçanetas externas cromadas e sistema de navegação GPS fazem parte da lista de opcionais.

“O mercado de utilitários esportivos cresceu 26% em 2008, com 175.737 unidades, em relação a 2007, quando foram vendidas 139.449 unidades. Essa versão vai participar com uma importante fatia”, afirmou Marcos Munhoz, diretor-geral de marketing e vendas da GM do Brasil.