Chega ao mercado o novo minibus

A DaimlerChrysler do Brasil iniciou em janeiro último as vendas do chassi Mercedes-Benz LO 712, sucessor do minibus LO 610. O novo veículo possui maior peso bruto total, PBT, em relação a seu antecessor, passando de 6.450 para 7.050 quilos. Com maior PBT, o LO 712, de dimensões compactas, ganha uma melhor performance para atender o transporte público de passageiros nas regiões urbanas, em especial nos locais de trânsito intenso e de difícil manobrabilidade.

O novo minibus, indicado também para o transporte de executivos, escolar e de fretamento, pode receber todas as carroçarias oferecidas pelo mercado. Sua capacidade de ocupação chega a até 25 pessoas sentadas. Durante as viagens, o item conforto para os usuários é garantido pela posição do motor e do posto do motorista, fora do salão de passageiros, permitindo fácil acesso ao veículo, além de maior espaço interno e o baixo nível de ruído.

Com o peso bruto total de 7.050 quilos oferecido pelo novo LO 712, os clientes da marca passam a contar com maior flexibilidade para atuar em aplicações específicas do transporte urbano, onde se exigem carroçarias mais curtas, até seis metros. Além disso, poderão compor carroçarias mais completas, contando, por exemplo, com parede divisória, banco ao lado do motorista, porta mais larga, protetor do pára-choque, entre outros itens.

O chassi LO 712 é equipado com o motor turbocooler OM 364 LA, que atende as normas de emissões estabelecidas pelo Conama Fase IV e pela norma internacional Euro II. Com potência e torque de 115 cavalos a 2.600 rpm e 39 mkgf a 1.400 rpm, o motor do LO 712 proporciona maior economia de combustível.

Essa motorização garante boas arrancadas e retomadas no anda-e-pára nos congestionamentos do trânsito, como também a manutenção de boas velocidades operacionais nas rodovias, quando o veículo tiver de fazer o transporte intermunicipal.

A DaimlerChrysler prevê comercializar este ano 600 unidades do LO 712, mantendo a participação de 30% da marca M-Benz no competitivo segmento de minibus, veículos com peso bruto total de 6 a 8 toneladas. A empresa estreou neste segmento em 2001, com o chassi LO 610, quando comercializou naquele ano 214 unidades, das 1.208 vendidas no mercado interno.

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