Chega ao Brasil o Mercedes-Benz S400 Hybrid

Primando sempre pelo ineditismo e inovação, a Mercedes-Benz mais uma vez sai na frente e é a pioneira ao trazer para o Brasil a tecnologia dos veículos híbridos que, possuem sistemas que geram economia e reduzem as emissões de combustível, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A tecnologia está presente no sedã de luxo M-Benz Classe S 400 Hybrid, que possui um módulo híbrido compacto aliado ao motor V6. Com isso, o veículo consome apenas 7,9 litros de combustível a cada 100 quilômetros, ou 12,66 km por litro, resultando em emissões de CO2 de apenas 190 gramas por quilômetro, uma redução de 21%, recorde mundial neste segmento de veículo.

O melhor é que, aliado à economia e ao respeito ao meio ambiente, está o mesmo o mesmo nível de desempenho encontrado nos demais veículos da marca.

Ele acelera de zero a 100 km/h em 7,2 segundos, atingindo velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. A potência é de 279 cv, com torque inicial de 16,3 kgfm. E o propulsor elétrico possui uma potência de 20 cv, o que resulta em uma potência combinada de 299 cv e um torque máximo de 39,3 kgfm.

O Classe S 400 Hybrid ainda possui um aprimoramento do motor V6 a gasolina de 3,5 litros, motor elétrico adicional, transmissão automática de 7 marchas 7G-TRONIC, especialmente configurada para o módulo híbrido, sistemas operacionais e de comando eletrônicos necessários, além do transformador e de uma bateria de lítio-íon de alta voltagem.

O S400 Hybrid também conta com o sistema “start/stop”, que interrompe o funcionamento do motor em velocidades inferiores a 8 km/h e com o freio pressionado.

De acordo com a M-Benz, esses recursos garantem ao luxuoso sedã uma economia de 8% de combustível. Outro ponto elogiável é o sistema de informação do sistema híbrido.

Há uma tela central no painel com uma espécie de raio-x do carro, informando principalmente o fluxo de gasto ou acúmulo de energia do motor elétrico. No momento em que flechas vermelhas saem dele em destino às rodas, é porque a unidade elétrica está gastando energia. Quando elas são verdes, em direção às baterias, significa que naquele momento está ocorrendo uma recarga.

A Mercedes acredita que o sucesso do S400 Hybrid se dará por conta da demanda social que ele provocará. Trata-se do primeiro veículo híbrido vendido oficialmente no Brasil por US$ 253.500, aproximadamente R$ 466 mil. Um carro perfeito para enfrentar o trânsito das grandes cidades e seus intermináveis congestionamentos.