Celta 5 portas está chegando às revendas

Lançado em setembro de 2000, o Celta chega à linha 2003 com a opção de versão cinco portas. Além do acesso mais fácil ao banco traseiro, o compacto da GM ganhou mais fôlego com o motor 1.0 VHC do novo Corsa e passou a contar com uma lista de 45 itens de personalização.

Avaliado pelo Jornal do Automóvel na pista de testes da GM, no interior de São Paulo, o carro mostrou que as alterações mecânicas contribuíram com a agilidade, apesar da instalação das duas portas traseiras terem acrescentado quase 40 quilos de peso.

É preciso acelerar forte para que os 10 cavalos a mais em relação ao modelo 2002 sejam notados. O torque máximo de 8,77 kgfm a 3.000 rpm aumentou apenas 4,6% se comparado ao da versão anterior, mas a relação das três primeiras marchas foram encurtadas, o que contribui com a aceleração e torna as ultrapassagens ligeiramente mais rápidas, por elevar o giro do motor com mais facilidade.

Se for preciso ser ágil, a ordem é pisar fundo no acelerador. Isso porque os 70 cavalos do motor 1.0 VHC são atingidos a 6.400 rpm, o que significa que a medida em que ponteiro do contagiros se afasta desse nível de rotação, o carro perde rendimento com facilidade. Em alta rotação, o inconveniente é o nível de ruído, que pode incomodar em viagens longas.

Nas curvas, o carro mostrou-se estável, transmitindo segurança nas manobras, graças a recalibragem dos amortecedores e do acerto do conjunto de suspensão. O novo volante de três raios contribui com a melhor dirigibilidade. Já a direção-hidráulica pode ser adquirida na concessionária apenas como acessório por R$ 1.500,00.

Outra ressalva é o longo curso da alavanca do câmbio WRGS (Wide Ratio Gear Set), com maior diferença de relações entre a primeira e a quinta marchas. Segundo a GMB, o Celta cinco portas acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos, o que representa dois segundos a menos que o do modelo 2002. A velocidade máxima do novo modelo é de 155 km/h conforme dados da ficha técnica dos carros.

O visual mantém-se praticamente o mesmo. As novidades são os novos itens de personalização. O “kit” aerodinâmico é um deles, composto de espóiler dianteiro pintado na cor do carro, assim como o aerofólio traseiro e os defletores de ar laterais e traseiros (abaixo do pára-choque). Há dois modelos de rodas de liga-leve, com aro de 13 ou 14 polegadas de diâmetro. Em breve, o Celta poderá ser equipado com com faróis de neblina.

Na traseira, a diferença do modelo 2003 fica por conta apenas dos logotipos “VHC” (que identifica o novo motor) e “Super”, que passa a ser uma versão e não mais um pacote de opcionais, equipada com pára-choques pintados na cor do carro, painel de instrumentos com conta-giros, acabamento na cor cinza metálico, volante de três raios e limpador e lavador do vidro traseiro, entre outros itens. Os botões dos vidros ficam posicionados atrás da alavanca de câmbio, o que dificulta o acionamento. E o ar-condicionado continua sendo oferecido como opcional por R$ 2.300,00 nas concessionárias.

O Celta 2003 continuará tendo como principais competidores no mercado o Gol Special e o Palio Fire entre os modelos de 3 portas, e o Gol Geração III, o Palio Fire e o Fiesta Street nos modelos de 5 portas.

Segundo o vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, cerca de 80% das vendas do Celta são feitas pela internet. A diferença de R$ 1.200,00 (valor do pacote “Super”) é uma da principais razões do alto percentual de pedidos pela web. Pela rede mundial, o Celta cinco portas custa a partir de R$ 15.990,00 valor que cai para R$ 14.870,00 no caso da versão de três portas. Nas revendas o Celta 3 portas custa R$ 16.700,00 enquanto o 5 portas, R$ 17.290.00.(ACB)

Voltar ao topo