Celta 2003 ganha nova versão de cinco portas

O Celta 2003 traz muitas novidades ao consumidor. A nova linha do automóvel Chevrolet evoluiu significativamente. Em produção desde o último mês de junho, ele estará disponível nas próximas semanas nas concessionárias autorizadas Chevrolet – inicialmente o de 3 portas e, a partir de 15 de julho, a versão de 5 portas.

Como principais competidores no mercado, o Celta 2003 continuará tendo o Gol Special, da Volkswagen, e o Palio Fire, da Fiat, dentre os modelos equipados com 3 portas. Entre os modelos 5 portas, os principais competidores são o Gol Geração III, o Palio Fire e o Fiesta Street.

Cinco portas

Uma das grandes novidades do Celta 2003 é a versão de cinco portas, que vem somar-se à versão de 3 portas. A nova versão mantém as principais características estilísticas originais do automóvel. O “design” externo do Celta 5 portas manteve as características principais do modelo 3 portas pelas quais é facilmente reconhecido nas ruas. Os “vincos” dianteiros e traseiros nos pára-lamas foram mantidos e as partes frontal e traseira do veículo não sofreram alterações.

A inclusão das duas portas garantiu mais facilidade de acesso aos usuários, principalmente na parte traseira do veículo, sem a necessidade de alteração de todas suas dimensões internas e externas (mantendo também a capacidade do porta-malas).

No interior do veículo, o painel conta com novo grafismo e cor dos instrumentos além de ponteiro iluminado por “led” (diodo emissor de luz), o que proporciona melhor eficiência quando em uso noturno. Na versão cinco portas, os painéis de acabamento interno foram redesenhados e ganharam puxadores internos similares aos utilizados nas linhas Astra e Vectra, o que facilita seus acionamentos.

Versão Super

Toda a linha 2003 está equipada com o novo motor com a inscrição “VHC” aplicada do lado direito da tampa do porta-malas. Outra novidade foi a transformação do pacote “Super” em versão “Super” e os modelos com esta configuração terão a inscrição alusiva a ela colocada logo abaixo do nome Celta, no lado esquerdo da tampa do porta-malas.

A versão “Super” oferece itens de esportividade, requinte, conforto, estilo e beleza, incluindo os pára-choques pintados na cor do veículo, painel de instrumentos com tacômetro (conta-giros) com iluminação vermelha e componentes de acabamento na cor cinza metálico.

Esta nova versão tem ainda volante de direção acolchoado de três raios com logotipo cromado em “vitro-trim”. Graças ao acabamento em tecido nos painéis das portas e nos painéis laterais traseiros e ao revestimento dos bancos com tecido diferenciado do modelo básico, a versão “Super” proporciona visual agradável e bonito.

Integram também a versão “Super” os itens do pacote “Mais”, ou sejam, chapa de proteção para motor e cárter, pára-brisa degradê, desembaçador elétrico do vidro traseiro com ar quente e com luz de advertência no painel de instrumentos, limpador e lavador elétrico do vidro traseiro e temporizador do limpador do pára-brisa. O ar-condicionado integrado frio e quente é item opcional livre, que pode ser vendido sem vínculo com os pacotes de opções.

Novo motor, melhor desempenho e economia

O modelo incorpora como principais destaques uma versão funcional de cinco portas e um novo motor 1.0 mais potente, o VHC (“Very High Compression”), de 70 cavalos de potência. Esse motor, o mais potente da categoria, propicia 10 cv a mais em relação ao propulsor utilizado na linha 2002 (60 cv) Å com ganho de potência em torno de 17% e economia de combustível de 5% a 6% no trânsito urbano. Além disso, o torque subiu de 81 Nm para 86 Nm, proporcionando mais prazer ao dirigir.

O Celta 2003 na versão “hatchback” de três portas ganha o novo motor 1.0 litro VHC de oito válvulas naturalmente aspirado, com potência máxima líquida de 70 cavalos a 6.400 rotações por minuto (rpm), a maior desta categoria no mercado dentre os motores naturalmente aspirados. Ele oferece um excelente desempenho ao veículo, em especial pelo seu torque máximo de 8,8 mkgf (metros quilograma-força ou 86 Nm) a 3.000 rpm, superior ao do Celta 2002, de 8,3 mkgf.

O motor propulsor teve seu torque aumentado de 8,3 para 8,8 mkgf (ou 81 para 86 Nm) e, aliado a um novo escalonamento das marchas, contribuiu para proporcionar ao veículo melhor desempenho nas acelerações e nas retomadas de velocidades, principalmente na aceleração de 0 a 100 km/h, agora obtida no tempo de 13s1 (três portas) e 13s59 (cinco portas), contra 15s5 (Celta 2002/3 portas), segundo a montadora.

A retomada de velocidade, dos 40 aos 100 km/h, em quarta marcha, também melhorou significativamente, sendo agora de 17s2 (três portas) e de 17s7 (cinco portas), contra 20s6 (Celta 2002). Devido a grande melhoria do motor VHC e a harmonia com a nova relação de marchas utilizada, além do melhor desempenho, foi possível também melhorar o consumo de combustível que, em trânsito de cidade, proporciona uma média de 13,3 km/litro (três e cinco portas), contra 12,9 (Celta 2002), assegura a montadora.

A nova motorização utiliza o que há de melhor em tecnologia, como o sistema de injeção multiponto digital e ignição direta conjugada (DIS), conhecidos por sua durabilidade e eficiência.

Mais do que a potência, a engenharia buscou privilegiar o torque no desenvolvimento do motor, proporcionando melhores “arrancadas” e retomadas e garantindo ao consumidor mais conforto no uso diário do veículo.

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