Carros importados: vendas têm um desempenho positivo

As empresas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores voltaram a anotar índice de crescimento em suas vendas no atacado. Em abril, as 10 importadoras oficiais comercializaram 983 unidades, 0,4% superior ao total de 979 veículos em março último.

A totalização do primeiro quadrimestre, de 3.606 unidades, no entanto, ainda está abaixo 48,9% em relação ao acumulado de 7.058 veículos registrados nos quatro primeiros meses de 2001. As vendas no atacado em mês, a participação subiu de 8,9% para 9,7%. No acumulado do quadrimestre, a participação das empresas associadas à Abeiva também representou 0,7% do mercado nacional, mas considerando-se somente o mercado de importados, a participação também cresceu de 7,8% para 8,5%.

“Esses porcentuais mostram claramente que, apesar de pequenas alterações, os carros importados por filiadas à Abeiva obtiveram desempenho positivo mais expressivo se levarmos em conta o total acumulado de todos os veículos importados pelo País”, explica André Müller Carioba, presidente da entidade.

Na avaliação de Carioba, a taxa de crescimento de 0,4% nas vendas de importados em abril permite supor estabilidade. “Para algumas marcas como Kia e Ssangyong, no atacado, e como os resultados da BMW no varejo, há sinais de recuperação”, diz o presidente da Abeiva. “O importante fato, este mês de maio, é a filiação da Cross Lander do Brasil aos quadros da Abeiva. É honroso receber esta montadora internacional, mesmo que esteja iniciando, em julho próximo, a montagem de um modelo no Distrito Industrial de Manaus”, argumenta Carioba, para quem não inviabiliza estar associada à Abeiva porque a representante oficial da marca vai continuar importando outros modelos.

No “ranking” da Abeiva, em abril, por marca, a Kia Motors assegurou a primeira colocação com 703 unidades, seguida por BMW com 161 unidades e Suzuki 75 veículos. Por modelo, a Kia Besta significou 365 unidades, Kia Sportage (148), Kia Bongo (137), BMW Série 3 (99) e Suzuki Grand Vitara 63 unidades.

Voltar ao topo