Carros do futuro no Salão de Paris

Mesmo que não entrem na linha de produção, os carros-conceito sempre estão presentes nos grandes salões. É através deles que as grandes marcas procuram apresentar novas tecnologias de motores e diferentes materiais que podem vir a ser aproveitados no futuro. Nesta edição do Salão de Paris, o conceito que mais chamou a atenção foi o Peugeot Onyx. Além de suas linhas futuristas, teve a carroceria construída com cobre e o interior feito com jornal.

Peugeot Onyx

O protótipo antecipa as linhas que atualizarão o portfólio da marca em 2013. Embora o cobre chame mais atenção ao ouvir a descrição, é o interior do carro que atrai a curiosidade. Ele é feito com jornal prensado, formando uma nova liga rígida e reciclável, batizada pela Peugeot de Paper Wood (madeira de papel). Porém, além do lado ecológico, a Peugeot conseguiu se destacar pelo desempenho do carro. O Onyx traz sob o capô motor 3.7 V8 a diesel de 600 cv e tração traseira e um elétrico de 80 cv, alimentado por uma bateria de íon-lítio.

Audi Crosslane Coupé

Com a intenção de expor o que deverá ser novidade nas ruas de um futuro próximo, a Audi está presente em Paris com o conceito Crosslane Coupé. De acordo com a montadora, o protótipo dará origem a um utilitário esportivo mais compacto do que o Q3 até 2015, que poderá ser batizado de Q2. O conceito utiliza um sistema de propulsão híbrido, composto por um motor 1.5 TFSI de três cilindros (sozinho desenvolve 130 cv de potência) e dois motores elétricos que consomem 1,1 litro a cada 100 km e emitem 26 gramas de CO2 por km. 177cv de potência são gerados. A aceleração do carro-conceito é feita, de 0 a 100 km/h, em 8,6 segundos. No modo exclusivamente elétrico, esse valor sobe para 9,8 segundos. A velocidade máxima é de 182 km/h e 130 km/h no modo elétrico.

Smart ForStars concept

Pelas suas formas, o novo Smart ForStars concept chama a atenção dos visitantes no Salão de Paris. O conceito dá interessantes pistas do que poderá ser um novo modelo elétrico da Smart, para o mercado dos crossovers. Com espaço para duas pessoas, um enorme teto panorâmico e um interior recheado de tecnologia, é equipado com propulsão do ForStars feito com uma motor elétrico com 60 kW de potência.

Porsche Sport Turismo

A Porsche surpreendeu com o Panamera Sport Turismo Concept, que deve se transformar em rival da Mercedes-Benz CLS Shooting Brake. O protótipo antecipa algumas mudanças na linguagem visual da próxima geração do Panamera, incorporando faróis de led e lanternas que guardam certa semelhança com os dos recentes Boxster e 918 Spyder. No lugar de espelhos retrovisores externos, ele traz câmeras que projetam imagens em displays no painel. Um spoiler adaptativo de carbono na traseira melhora o downforce do Panamera Turismo Sport, que tem 4,950 m de comprimento; 1,990 m de largura e 1,401 m de altura. Equipado com motor elétrico e a combustão (3.0 V6) que oferecem 422 cv de potência quando combinados, ele foi projetado para rodar no modo puramente elétrico por até 30 km, podendo atingir velocidade de 130 km/h. O sistema híbrido garantiria 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e permitiria que o Sport Turismo atingisse o impressionante nível de consumo de 28,6 km/l.

* O jornalista viajou a convite da Anfavea.

Voltar ao topo