Carro familiar Mégane Grand Tour 2.0

As linhas externas do Renault Mégane Grand Tour produzido na planta de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, são modernas, arrojadas, com pureza de estilo das mais convincentes e agradáveis.

Sua parte frontal é idêntica à do modelo sedã, com os faróis formando um conjunto harmônico com os pára-lamas, grade e capô.

A grande área envidraçada possibilita alto nível de luminosidade interna do habitáculo, além estar em harmonia com o desenho do veículo, pois os vidros laterais parecem afilar-se da dianteira para a traseira, contribuindo para sensação de leveza e movimento do design do Mégane Grand Tour.

Na traseira, o destaque fica para as linhas limpas, fluidas e bem concebidas.

As lanternas traseiras, com desenho moderno, percorrem toda a altura da lateral do veículo, prolongando-se quase até o teto.

Além disso, esse conjunto harmoniza-se com o vidro traseiro, que mistura linhas retas com detalhes curvos, como a parte translúcida em que acomoda as luzes de direção e a de marcha à ré. Suas dimensões dão à impressão de se tratar de um veículo de segmento superior. É uma “station wagon” que expressa segurança, robustez e status.

O interior do Grand Tour dá ênfase ao conforto e ao bem-estar dos ocupantes. O habitáculo é espaçoso e aconchegante.

Conta com exclusivo sistema de ignição ativado por meio de um cartão eletrônico, dispensando a chave de contato. Com dimensões semelhantes às de um cartão de crédito, o dispositivo não faz volume no bolso e é de fácil manuseio.

É equipado com motorização de 2.0 litros, gasolina, com potência de 138 cv a 5.750 rpm.

Uma importante característica desse motor, que tem comando de válvulas variável, é a presença de 90% do torque máximo -19,2 kgfm a 3.750 rpm, que começa a ser sentido a partir de 2.00 rpm.

Isso significa muita força em qualquer regime de rotações do motor, o que torna a dirigibilidade do Grand Tour extremamente agradável e segura, seja nas acelerações, nas retomadas de velocidade ou nas ultrapassagens.

E as opções de câmbio também são as mesmas do sedã: manual de cinco ou seis marchas e automático de quatro, com função seqüencial.

Dados da Renault informam que o Mégane Grand Tour 2.0 automático acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h. Por favor, só tente esse desempenho num autódromo.

O carro é silencioso. Ainda assim, para suportar a nova traseira (mais pesada do que a do sedã), a Renault efetuou mudanças na suspensão.

O propulsor oferece boas respostas, especialmente na cidade. Os pontos fortes do Mégane Grand Tour 2.0 são: boa estabilidade em curvas, frenagens seguras graças ao ABS e alto nível de conforto. (BN)

Ficha técnica

Motor Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro
Cilindrada 1.998 cm³
Potência 138 cv a 5.500 rpm
Torque 19,2 kgfm a 3.750
Câmbio Manual, de seis marchas ou automático, de cinco
Comprimento 4,49 m
Largura 1,77 m
Altura 2,68 m
Entre-eixo 5,20 m
Peso 1.365 kg (manual) e 1.380 kg (automático)
Suspensão Pseudo McPherson com braço inferior retangular e barra estabilizadora na dianteira; eixo flexível com pontos de fixação exteriores e deformação programada na traseira
Freios A disco nas quatro rodas, com sistema ABS
Tanque 60 litros
Preço ,sugerido a partir de R$ 67.990,00 (manual) a R$ 81.890,00 (automático)

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