Carro conceito VCC é simples e refinado

O público que visitar o 73.º Salão Internacional de Genebra (2003), até 16 de março poderá conhecer o novo carro conceito da Volvo Cars.

O “design” do “Versatility Concept Car” (VCC) é, ao mesmo tempo, refinado e simples. Os “ombros” amplos estão ainda mais acentuados do que nos Volvos V70 e S80. As superfícies dianteiras suaves, mas ao mesmo tempo, com aparência sólida, combinam harmoniosamente com a superfície vertical da traseira. Entre as características marcantes da dianteira, destacam-se: os faróis estreitos e verticalmente alinhados.

Quando o carro faz uma curva, os sensores conectados à direção ativam as unidades dos faróis para iluminar a estrada, dependendo se a curva é para a direita ou esquerda. Este sistema proporciona melhor iluminação à noite, em estradas sinuosas, aumentando o nível de segurança do veículo. As rodas de 20 polegadas são equipadas com pneus à prova de furos do tipo “Run Flat” 245/40/20, fabricados pela Pirelli, permitindo que o carro rode com pneus vazios.

O visual do VCC também se caracteriza pela ausência da coluna B, o que foi possível, invertendo-se a abertura das portas. Porém, por razões de segurança, esta solução não será usada nos carros fabricados para o público consumidor. O volante com centro fixo possibilitou a instalação de um número maior de controles embutidos, inclusive dos botões de seleção do sistema de câmbio manual-automático (Automated Shifted Manual). Ergonomicamente, o motorista se beneficia do fato de os botões e os controles estarem sempre na mesma posição.

Fabricado em alumínio anodizado, o console central se estende graciosamente pelo carro, com uma folga de dois centímetros entre o painel de instrumentos, criando uma sensação de leveza e espaço.

Entre os acessórios, destacam-se o piso de carga, com acionamento elétrico, através de controles montados na coluna D. Esse piso desliza para fora do compartimento de bagagem, facilitando o procedimento de carregar o carro. Os bancos em couro Havana exclusivos e luxuosos são uma expressão de requinte, empregando-se a tradicional arte de fazer selas.

O painel solar do teto é semitransparente e realça a sensação de amplitude, além de fornecer energia ao sistema de purificação de ar, conhecido pela sigla VAAC (Volvo Ambient Air Cleaner). Esse sistema purifica continuamente o ar interno do carro, mesmo com o motor parado.

Voltar ao topo