Ao ensejo da Semana Nacional de Museus, cuja programação foi iniciada dia 18 deste mês, a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais/PR, através a Secretaria da Cultura/Museu Atilio Rocco, realizará no sábado próximo, dia 21, o evento “Carreteiras: a história em alta velocidade”, cujo objetivo é resgatar a história das antigas corridas de carreteiras (“carretera”, do espanhol), que eram carros de passeio modificados e preparados para competição em estradas ou circuitos urbanos, popularizados na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil nas décadas de 1940/50 principalmente.

continua após a publicidade

Muitas corridas de carreteiras atravessaram países, indo de Buenos Aires a Caracas, de Montevidéo ao Rio de Janeiro, entre outras, sendo que, os pilotos dos carros eram personificados como verdadeiros heróis pelo público, com popularidade iguais a artistas de cinema ou cantores, como foi o caso, por exemplo, do argentino Juan Manuel Fangio, o “Ás do Volante”, depois cinco vezes campeão do Mundial de Automobilismo.

E São José dos Pinhais foi palco de muitas e saudosas corridas no circuito chamado “Chiqueirinho”, tornando famosos pilotos locais como Germano Schlögl e Miroslau Socachewski, o primeiro obtendo o mais alto galardão entre paranaenses que disputaram as Mil Milhas Brasileiras a bordo de carreteira e depois morto em acidente automobilístico e, o segundo, mais vivo do que nunca com seus mais de 80 anos de idade, responsável pelo que seria o segundo autódromo do Brasil na época.

O evento terá lugar no calçadão da rua XV de Novembro, em frente ao museu Atilio Rocco, das 10,00 às 16,00 horas, com exposição de carros antigos, duas carreteiras – de Paulo Buso e Agostinho Tozo, projeção de vídeos de antigas corridas de carro, fotografias e mais.

continua após a publicidade

É aguardada a presença de ex-pilotos como Adir Moss, Agostinho Tozo, Miroslau Socachewski, Waldemiro Lopes da Silva – o “Galalau”, Henrique Meister, entre outros, além de João Prendim – construtor de carreteiras, entusiastas e saudosos.

Antes das 10,00 horas os proprietários de carros antigos deverão estar concentrados na Praça do Verbo Divino, ao lado da sede da Câmara de Vereadores de São José – área central – e dali sairão em carreata pela cidade até o Museu Atílio Rocco.

continua após a publicidade

A Municipalidade recepcionará os participantes que certamente terão muitas histórias para contar e ouvir sobre corridas de carros e antigomobilismo. Vamos lá, pois, outra dessas… Nas fotos, Socachewski (Ford 1949) numa prova em plena Rua XV de São José e Schlögl (camisa branca) com sua carreteira Ford 1940.