Foto: Angelo Gomes

Sanito Cruz

O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado em Pinhais (PR), recebe neste fim de semana (15 e 16/10), a oitava etapa da Copa Turismo GNV 2005. A prova terá organização do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA), com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Considerada uma das principais categorias automobilismo paranaense, a prova terá ?grid? estimado em 50 carros. O evento conta com o patrocínio da Compagas/Petrobras, que fornece o gás natural utilizado nos veículos de competição.

A liderança do campeonato é do paranaense Sanito Cruz Jr, com 236 pontos, mas a disputa entre pilotos do Paraná e Santa Catarina continuará acirrada nesta etapa. Na primeira etapa, o paranaense Sanito Cruz Jr (Tai-Yo), venceu a primeira bateria, e seus conterrâneos Jair Bana e Roberto Baú (MKI/Pirelli), venceram a segunda. Mas na soma dos pontos ganhos, das baterias realizadas, a vitória da etapa foi do piloto catarinense Max Mohr, com 35 pontos. Durante a segunda etapa, o catarinense Christian Mohr venceu a primeira bateria e o paranaense José Cordova, venceu a segunda. Somados os pontos das baterias disputadas, a vitória na etapa foi de José Cordova, com 39 pontos.

Fabrício Lançoni

Já na terceira etapa, a vitória na primeira bateria foi da dupla Natálio Stica/Aloysio Ludwig, com Fabrício Lançoni vencendo a segunda bateria. Na geral a vitória foi de Fabrício, com 37 pontos. Na quarta etapa, a dupla Natálio Stica/Aloysio Ludwig venceu a primeira bateria e Márcio Sarot venceu a segunda. Na geral deu Márcio Sarot, com 35 potos e o catarinense Cristian Mohr em segundo, com 30 pontos. A quinta etapa, teve nova vitória de Fabrício Lançoni, que venceu as duas baterias disputadas e somou 60 pontos, entrando definitivamente na ?briga? pelo título da temporada 2005. Giovani Cilia foi o segundo com 39 e o catarinense Leomar Fendrich Jr o terceiro com 38 pontos.

Na sexta etapa, a vitória foi de Sanito Cruz Jr, com 50 pontos, seguido de Bley Jr/José Cordova, com 45 e Emerson da Cruz, com 40 pontos. E na sétima etapa, a vitória na primeira bateria foi de Sanito Cruz Jr (Tai-Yo), e Giovani Cilia venceu a segunda bateria e o carro de Sanito quebrou.Nna geral, a vitória foi da dupla Giovani Cilia/Aloysio Ludwig, com 62 pontos, seguida do catarinense Leomar Fendrich Jr, 61, Jorge Wagenfuhs Jr, 54, Beto Cazuni/Luiz Ferreira, 53, Fabrício Lançoni, 47, e em sexto lugar, Emerson da Cruz, com 43 pontos.

Foto: Angelo Gomes
Marcelo Karan

Mesmo assim, outros pilotos também têm chances de vitória neste domingo. Fabrício Lançoni, correndo com um Gol da Poli Service, corre em busca do título, seu fiel escudeiro, Marcelo Karan (Potencial Petróleo), está com seu Celta bem preparado e quer repetir o bom desempenho da quinta etapa e chegar ao pódio. A dupla Jair Bana/Roberto Baú (MKI/Pirelli), quer espantar a má sorte das etapas anteriores e realizar bom desempenho no domingo.

Classificação

Somados os pontos das doze baterias disputadas nas seis etapas, a classificação da Copa Turismo GNV 2005 é a seguinte: 1.º) Sanito Cruz Jr (PR), 236; 2.º) Leomar Fendrich Jr (SC), 234; 3.º) Fabrício Lançoni (PR), 219; 4.º) Emerson da Cruz (PR), 192; 5.º) Toninho Espolador (PR), 185; e em 6.º) Jorge Wagenfuhs (PR), com 181 pontos.