Cadillac lança carro de conceito inovador

cadillac01240108.jpgNova visão do futuro do transporte de luxo foi apresentado pela Cadillac no Salão de Detroit 2008. Com um carro de conceito inovador, a célula de combustível Provoq é um veículo esportivo utilitário movido a célula de combustível de hidrogênio. Com ele, a GM dá continuidade ao compromisso de substituir o petróleo através da tecnologia avançada.

cadillac02240108.jpgO carro de conceito com a célula de combustível Provoq da Cadillac é o último exemplo do sistema de propulsão revolucionário E-Flex da GM, combinando o novo sistema de quinta geração de célula de combustível e uma bateria de lítio-íon para produzir um veículo acionado eletricamente que não utiliza petróleo e sem emissões, exceto água.

cadillac03240108.jpgA tecnologia a célula de combustível de quinta geração do carro de conceito tem a metade do tamanho de seu predecessor, embora tenha sido desenvolvida para produzir mais potência e performance. O carro de conceito tem autonomia de 300 milhas (483 km) com uma única carga de hidrogênio – com 280 milhas (450 km de hidrogênio e 20 milhas (32 km) a pura energia elétrica de bateria.

cadillac04240108.jpg

Um par de tanques de armazenagem de materiais compostos de 10.000 psi (700 bar) embaixo do piso do porta-malas carrega 13.2 libras (6 kg) de hidrogênio para alimentar a pilha de células de combustível, situada embaixo do capô. Onde o hidrogênio se mistura com oxigênio para gerar eletricidade até 88 kW de potência continua. Um pacote de baterias de lítio-íon pode armazenar até um total de 9 kWh de energia elétrica e também proporciona um pico de 60 kW de desempenho adicional.

cadillac05240108.jpgA eletricidade gerada pela célula de combustível é distribuída para um sistema de transmissão coaxial de 70kW para as rodas dianteiras e motores individuais de 40 kW nos cubos das rodas traseiras, dando ao Cadillac Provoq tração integral em todas as rodas e excelente dinâmica de condução. Sua velocidade de 0-60 mph (aproximadamente 100 km/h) em 8,5 segundos é muito mais do que uma melhora de 30 por cento sobre o sistema a célula de combustível da geração anterior, com um torque instantâneo para as rodas. O Provoq desenvolve uma velocidade máxima de 100 mph (160 km/h).

Com uma carroceria inteligente com o toque único da Cadillac, o carro de conceito Provoq redefine os veículos esportivos utilitários de luxo, oferecendo espaço sem compromissos para o passageiro e a carga, cumprindo com seu alcance de viagem e desempenho. 

Voltar ao topo