C4 Hatch é um carro para o dia-a-dia

No Brasil, a família Citroen C4 está completa. E entre nós o Citroën C4 hatch de cinco portas, com visual mais convencional que a versão de três portas. Sua dianteira e metade da lateral são herdadas do sedã Pallas e a linha do teto forma um arco contínuo que começa na coluna dianteira e vai até os pára-choques traseiros. As lanternas possuem formato em “L”, ocupando a coluna traseira e, em sua base, invadem a lateral, com um recorte peculiar.

Internamente, o C4 Hatch tem muito do sedã, como volante com cubo central fixo, velocímetro central, ar-condicionado com duas zonas, aromatizador na saída da ventilação e o baixo nível de ruído ao andar.

Mesmo tendo perdido um pouco na distância entre os bancos traseiro e dianteiros, devido à menor distância entre eixos, não chega a ser desconfortável para quem anda atrás. E o porta-malas, se não é gigante como o do Pallas, tem razoáveis 320 litros.

O modelo é vendido nas versões de acabamento GLX e Exclusive, sendo a primeira com opções de motorização 1.6 e 2.0 flex.

O versão top, vendida apenas com motor de dois litros, conta ainda com um Pack Tecnologique, pacote de opcionais com recursos hi-tech.

Na versão GLX avaliada pelo Jornal do Automóvel, o modelo vem de série, com rodas de liga leve aro 16, ABS, EBD, sistema de auxílio à frenagem de urgência, “airbags” frontais, cd player com MP3, computador de bordo, limitador de velocidade, vidros elétricos com dispositivo “one touch”, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas de bebê, faróis com regulagem elétrica e chave com dispositivo antifurto transponder.

Equipado com motor 2.0, com 151 cv (também com álcool), vem com caixa automática de 4 velocidades. A transmissão automática, a mesma usada no Pallas, apesar de ser suave e executar as trocas nos momentos adequados, fica a dever em tecnologia de ponta. Se tivesse uma caixa mais moderna, com seis marchas, o C4 iria ganhar em desempenho e economia, embora, certamente, fosse custar mais caro.

Como o apoio central de braço é fixo, fica difícil para quem vai na frente colocar o cinto de segurança.

Sem exagerar, este pequeno incômodo pode se transformar num problema de segurança: se, devido a um acidente, o carro parar inclinado, não vai ser fácil apertar o botão para soltar o cinto.

Durante a avaliação sua direção mostrou-se precisa e o carro parou (freou) bem.

Em pisos acidentados a suspensão bateu um pouco. Sua cabine é bem iluminada, arejada e foi pensada para abrigar os passageiros com conforto.

O C4 Picasso é uma boa opção para quem procura um carro para a família. Um carro para ser usado como um “hatch” no dia-a-dia e como uma minivan nos fins de semana. Mas não é o robô da televisão que vai vender o C4 hatch. Vai valer mais uma volta com o carro. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, flex, 1.598 cm³ (1.6) e 1.997 cm³ (2.0) de cilindrada
Potência: 110 cv com gasolina a 113 cv com álcool a 5.600 rpm (1.6) e 143 cv com gasolina a 151 cv com álcool a 6.000 rpm (2.0)
Torque: 14,49 kgfm com gasolina a 15,82 kgfm com álcool a 4.000 rpm (1.6) e 20.41 kgfm com gasolina a 21,63 kgfm com álcool a 4.000 rpm (2.0)
Direção: Eletridráulica progressiva
Câmbio: manual, de cinco vel, ou Automático seqüencial, de quatro vel.
Susp.: dianteira independente
tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira por eixo de torção, com barra estabilizadora
Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento), REF (repartidor eletrônico de frenagem) e AFU (auxílio à frenagem de emergência)
Dimens.: 4,26 m de comprimento; 1,77 m de largura; 1,46 m de altura; 2,61 m de entreeixos
Peso: 1.200 kg a 1.292 kg
Tanque: 60 litros
P. Malas: 320 litros
Preços: R$ 53.800 (1.6 16V Flex GLX),
R$ 56.300 (2.0 16V Flex GLX),
R$ 60.800 (2.0 16V Flex GLX Automatique), R,$ 64.300 (2.0 16V Flex Exclusive), R$ 68.800 (2.0 16V Flex Exclusive Automatique),
R$ 74.70 (2.0 16V Exclusive Automatique Flex com Pack Tecnologique)

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