C3 Automatique já está nas revendas Citroën

Chega às concessionárias Citroën o compacto premium C3 equipado com moderno câmbio automático seqüencial auto-active, trazendo mais conforto ao modelo que se tornou referência de qualidade e prazer ao dirigir em seu segmento. Disponível nas versões GLX e Exclusive, o C3 Automatique completa a gama do modelo recém-reestilizado.

A transmissão que equipa o novo C3 se adapta ao modo de dirigir do motorista, graças ao “software auto-active”, que escolhe em tempo real a programação mais apropriada à situação.

O modo automático oferece dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou economia), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa e motor frio).

Há ainda a possibilidade do modo “manual”, ou seja, trocas seqüenciais de marcha. Assim o programa automático fica inativo.

A partir da posição “D” (de Drive) do programa auto-active, o motorista pode acessar, a qualquer momento, o programa seqüencial.

Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), engata-se uma marcha mais alta e, para trás (-), as mais baixas. No “display” do painel aparece a marcha engatada.

O modelo traz a mesma caixa AL4 utilizada no C4 Pallas e na minivan Xsara Picasso. Produzida no complexo industrial de Valenciennes (norte da França), ela é acoplada ao motor 1.6 16V Flex, que desenvolve 110 cv (cavalos) com gasolina e 113 cv com álcool.

“A chegada do C3 com câmbio automático irá reforçar ainda mais nossa presença no segmento compacto premium, que nos primeiros oito meses de 2008 cresceu 35 pontos porcentuais acima do mercado”, diz Michel Bernardet, diretor comercial da Citroën do Brasil.

O perfil dos compradores do C3 é formado na maior parte por pessoas entre 30 e 39 anos.

A maioria é mulher (55%), casado (62%) e sem filhos (57%). Pouco mais da metade (52%) tem apenas um veículo na garagem.

As principais razões de compra são estética (27%), conforto (15%), nível de equipamentos (14%) e tecnologia embarcada (13%).

Primeiro modelo automático com motor flex da Citroën, tem preço sugerido de R$ 47.490,00 na versão GLX e R$ 49.990,00 na Exclusive. De acordo com a montadora, seus concorrentes diretos são Peugeot 206 Automatique, Honda Fit automático e Meriva Easytronic. A Citroën espera comercializar de 600 a 700 unidades por mês da nova versão.