Bugatti Veyron é um esportivo fantástico

Simplesmente fantástico. Isso é o mínimo que se pode dizer do poderoso Bugatti EB 16-4 Veyron, o carro mais rápido do mundo. E não é para menos. Imagine-se ligando um carro desses. Ao menor toque no pedal do acelerador, ele vai levá-lo a 300 km/h em 14 segundos.

Para alcançar a velocidade máxima de 406 km/h você irá precisar de chão e uma imensa reta. É difícil imaginar que ele deixará para trás mitos consagrados como uma 550 Maranello (e talvez deixe a novíssima Ferrari Enzo com seus 650 cv de potência), o mais poderoso dos Porsche, como o Carrera GT, e o “Morcego” Murcilélago da Lamborghini de 580 cv.

Nenhum é páreo para o Bugatti com seus dois metros de largura, quase 4,5 metros de comprimento e 2,7 metros de distância entreeixos. Seu “spoiler” traseiro tem realmente efeito aerodinâmico e, enquanto a Lamborghini se orgulha de dotar o seu Murciélago de câmbio seqüencial de seis marchas de série, a Bugatti colocou no Veyron um seqüencial de sete marchas. O carro é assim mesmo, exagerado em tudo.

Pneus especiais

Seu “design” é único, inédito, diferente mesmo de tudo o que já vimos. Suas rodas são imensas, os pneus os de perfil mais baixo já vistos (Pax, da Michelin, feitos para carros que andam a 400 km/h e que contam com sistema de monitoramento de pressão à prova de furos), e ele fica ?grudado? no chão todo o tempo. Quando, por algum motivo, qualquer dos pneus perder pressão, o Veyron poderá rodar por até 200 quilômetros até chegar a um centro automotivo ou lugar próprio para reparo de pneus.

Superesportivo

O protótipo do Veyron foi mostrado em março no Salão de Genebra e de lá para cá tem figurado nas principais mostras mundiais de automóveis. Ele traz tecnologia herdada dos carros de competição. O chassi, por exemplo, é todo reforçado por fibra de carbono e alumínio, tornando o modelo não apenas belo como extremamente resistente.

Demorou, mas agora é oficial: o Bugatti Veyron, supercarro de 1.001 cv que o grupo Volkswagen apresentou pela primeira vez no Salão de Genebra de 2001, foi revelado em versão final num evento realizado em Monte Carlo, no principado de Mônaco. Ele será produzido por encomenda no próximo ano e deverá concorrer com vários outros superesportivos além dos que já mencionamos, como o Aston Martin Vanquish, o Mercedes-Benz SLR, a Ferrari Enzo e outros. (BN)

Voltar ao topo