Buell XB9R: da pista para a estrada

Embora a marca Buell pertença à Harley Davidson, não tem nada a ver com as lendárias motos americanas de Milwaukee em termos de estilo e proposta. Na sua maioria, as motos Buell são bem mais leves e velozes que as HD, capazes de oferecer também uma proposta de maior modernidade em termos de estilo, pois a Buell, mesmo sendo norte-americana, não tem qualquer preocupação em ser tradicional em termos de “design”, conjunto mecânico e tudo o mais.

Para se ter uma idéia, a XB9R, que mostramos nesta reportagem na versão Forebolt, é capaz de, com seu motor V2, atingir uma velocidade real de 225 km/hora, uma boa marca para uma moto de 984 cc de cilindrada e que pesa 175 quilos. A proposta desta “naked” é ser ao mesmo tempo uma moto veloz e confortável, atributo herdado justamente das motos Harley, de quem aproveita grande parte do conceito de estradeira. Tanto é assim que é nesse tipo de situação que ela se dá melhor.

O torque máximo desta máquina acontece a 5.600 giros e é de 85,6 Nm, o que lhe dá quase que um atestado de boa performance. Com partida elétrica e transmissão de cinco marchas, ela traz quadro em alumínio e freios a disco em ambas as rodas. O pouco peso deve-se aos materiais empregados na confecção da moto, que tem linhas modernas e que praticamente não sofreram alteração desde que foi lançada. As respostas da moto são tidas como rápidas mesmo em razão de ser uma quatro tempos, o que lhe assegura a condição de esportividade proposta pelo fabricante americano.

Preço competitivo

A distribuição de peso é praticamente perfeita. Ela tem 52% de seu peso na frente e 48% na parte de trás. A XB9R Firebolt não é considerada uma “naked” nem mesmo pelos americanos, já que tem apenas parcialmente descoberto o motor. Os freios são tidos como excelentes e possuem pinças e seis pistões, excelência esta que se pode passar tranqüilamente à suspensão, que longe de querer conforto acaba dando uma dosagem acertada disso em meio à vocação de ser uma moto de perfil mais esportivo.

Com preço na Europa de 12,2 mil euros, a Buell XB9R tem atraído a atenção dos que gostam de motos americanas, como as Harley, e que não querem pagar tanto pra tê-las, ainda que sejam mais tradicionais. As Buell são o que podemos chamar de motos voltadas para a agilidade e com estilo totalmente diferenciado das irmãs de Milwaukee. Têm propostas diferentes, E preços idem. Mas que convence em tudo isso.

Voltar ao topo