Bridgestone equipa Ferrari 612 Scaglietti com tecnologia Run Flat

A maior tendência tecnológica em pneus, que elimina o estepe e garante ao veículo rodar mesmo com o pneu furado, está chegando a um dos mitos do setor automobilístico.A Bridgestone anunciou o fornecimento de pneus Bridgestone Potenza RE050 RFT com tecnologia Run Flat para a Ferrari 612 Scaglietti.

O mais recente lançamento da Ferrari possui motor 12 cilindros, 540 cavalos e alcança uma velocidade superior de 320 quilômetros por hora. Os pneus Bridgestone Potenza RE050 RFT serão aplicados no veículo em duas medidas:245/45ZR18 (96Y) para os pneus dianteiros e o 285/40ZR19 (103Y) para os pneus traseiros.

A Ferrari 612 Scaglietti é o 11.º modelo para qual a Bridgestone está fornecendo os pneus Run Flat como equipamento de fábrica e o primeiro modelo da Ferrari. Mas a montadora utiliza pneus Bridgestone sem o uso da nova tecnologia em diversos outros modelos como a Ferrari Enzo, onde se aplica o pneu Bridgestone Potenza RE050 Scuderia, e no F360 Modena que utiliza o Bridgestone Potenza S-02.

Os pneus Run Flat Bridgestone continuam a rodar com segurança mantendo-se dentro dos limites de distância e velocidade especificados (80km de distância a 90km/hora), e são reforçados na parede lateral para manter a forma do pneu e suportar o peso do veículo após uma perda da pressão de ar, oferecendo equilíbrio entre dirigibilidade e conforto.

Além de propiciarem maior segurança, os pneus com a tecnologia Run Flat eliminam a necessidade do transporte do estepe, o que diminui o peso do veículo, contribuindo assim com a economia de combustível. Outras vantagens da eliminação do pneu de reposição é a maior liberdade que os “designers” de veículos possuem para projetá-los e a redução no consumo e desperdício de borracha.

No Brasil, a empresa produz pneus para todos os segmentos em sua fábrica de Santo André, que tem capacidade para produzir mais de 32 mil pneus/dia. Em 2003, faturou R$ 1,400 bilhão.

Voltar ao topo