Brasil tem mais de 130 mil veículos Scania

A Scania comemorou dia 2 de julho último 45 anos de atividades no Brasil. Durante esse período, a empresa produziu cerca de 170 mil veículos entre caminhões e ônibus no País. No Brasil, foram vendidos, desde 1957, aproximadamente 122 mil caminhões, 28 mil ônibus e mais de 43 mil motores industriais e marítimos Scania.

Pelos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam, rodam hoje no País mais de 110 mil caminhões e 24 mil ônibus da marca, o que corresponde a aproximadamente 25% da frota mundial de veículos Scania, superior a 500 mil unidades.

Os investimentos acumulados da empresa no Brasil, primeiro país fora da Europa a receber uma fábrica da Scania, são superiores a US$ 600 milhões. A capacidade de produção da unidade brasileira, que era de 2 mil motores ao ser inaugurada, é hoje de 17 mil veículos e de 5 mil motores industriais e marítimos por ano.

Trabalham atualmente na unidade da empresa em São Bernardo do Campo mais de 2,1 mil funcionários. No ano passado, o faturamento da Scania na América Latina foi superior a US$ 560 milhões.

Para Flávio Mermejo, diretor-geral da Scania Brasil, esses números mostram a importância do mercado brasileiro para a Scania. “O transporte rodoviário permanece como o principal meio para a distribuição de bens e pessoas no Brasil. Apesar de este ano o mercado de caminhões pesados estar retraído, nossas perspectivas para os próximos anos são positivas”, afirma. Mermejo acredita que o processo de expansão e de renovação da frota brasileira de caminhões pesados terá de ser acelerado nos próximos anos para atender as exigências de mais eficiência no transporte.

O primeiro caminhão Scania montado no Brasil, o L75, comercializado até 1963, tinha 165 cavalos de potência e capacidade máxima de tração de 35 toneladas. Hoje, os caminhões Scania Série 4 são equipados com motores de até 480 cavalos de potência e têm capacidade de tração para até 150 toneladas.

A Scania é um dos líderes mundiais na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos. Com 28.300 funcionários, a Scania possui operações industriais na Europa e na América Latina. Em 2001, suas receitas somaram cerca de 5 bilhões de dólares. Sua atuação estende-se por mais de 100 mercados e cerca de 95% de suas vendas ocorrem fora da Suécia, seu país de origem.

Voltar ao topo