BMW X-ativity, a versão conceitual do esportivo X3

A idéia de como será a versão definitiva do novo utilitário-esportivo BMW X3 é o protótipo X-Activity, que a marca alemã sediada em Munique vai mostrar no Salão de Detroit (EUA) deste ano, a partir do dia 6 de janeiro. Exceto alguns detalhes estéticos, o “irmão menor” do X5 deverá sair da fábrica em Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA), com os mesmos traços e características técnicas desse modelo conceitual.

As linhas que compõem esse protótipo seguem o estilo adotado nos modelos da nova geração da marca alemã, sem deixar de lado os detalhes tradicionais, como a grade bipartida e a frente de quatro faróis circulares. O desenho arrojado sugere esportividade, versatilidade e dinamismo.

Os toques de ousadia ficam por conta dos cromados que emolduram as janelas e da estrutura que permite dirigir sem capota. As rodas são de aro 18 e estão montadas em pneus 245/45 na frente e 275/40 atrás.

Para facilitar as operações de carga e descarga, ao abrir a tampa do porta-malas é acionado um mecanismo que move o assoalho do compartimento de bagagem para fora e o posiciona em ângulo e altura mais favoráveis para colocar malas, bicicletas, esquis, entre outros objetos.

Outro detalhe interessante é o material dos bancos que se auto-ajusta ao corpo dos ocupantes, o que dispensa regulagens. A instrumentação tem o mesmo padrão do conversível Z4 e do novo sedã da Série 7.

Debaixo do capô, foi instalado um motor 3.0 de seis cilindros em linha e 231 cavalos de potência, acoplado à tração integral que controla a força transmitida a cada uma das quatro rodas. Trata-se de um novo sistema eletrônico que otimiza o uso do carro em qualquer tipo de terreno. Além disso, o centro de gravidade baixo e a calibragem da suspensão contribuem para manter a estabilidade nas curvas mesmo em alta velocidade. O protótipo X-Activity é uma das novidades que a BMW estará apresentando no Salão de Detroit deste ano.

Voltar ao topo